“Uso Eficiente de Nutrientes e Adubação de Sistemas Agrícolas” é tema de encontro no Campus Samambaia, da UFG

Print Friendly, PDF & Email
SNPC e RCOCS no Campus Samambaia

Evento será realizado no Campus Samambaia, em Goiânia.

De 1º a 4 de maio será realizado o II Simpósio sobre Nutrição de Plantas no Cerrado e V Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo, com o tema “Uso Eficiente de Nutrientes e Adubação de Sistemas Agrícolas”. O evento, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio da Chamada 02/2018, será realizado no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Para fazer inscrição e ter acesso ao cronograma completo, acesse aqui.

Histórico
A Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo é um evento itinerante e tem como objetivo central discutir regionalmente os avanços e entraves para a ciência do solo na região. Foi realizada pela primeira vez em 2011, em Jataí (GO). A partir de então, com a consolidação do Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO/SBCS) o evento vem ocorrendo sistematicamente, tendo sido realizado nos anos de 2013, 2015 e 2016, nas cidades de Rio Verde (GO) Barra do Garças (MT) e Chapadão do Sul (MS), respectivamente.

Em 2016, também com o apoio do NRCO foi organizado em Goiânia o I Simpósio de Nutrição de Plantas no Cerrado (I SNPC), que surgiu por conta da necessidade de discussões referentes às práticas de manejo do solo que visassem a nutrição de plantas de forma adequada e eficiente, contemplando ainda as inovações ou alterações nos sistemas de cultivo modernos.

2018
A realização deste evento integrado, agora em 2018, torna-se importante para que os participantes possam se atualizar sobre as mais recentes informações e conceitos relativos à fertilidade do solo e nutrição de plantas cultivadas na região com foco no uso eficiente de nutrientes e adubações.

Será abordada a parte prática ligada ao manejo do solo, técnicas de avaliação do estado nutricional, melhores práticas agrícolas que possam promover a nutrição mineral das principais culturas. As discussões e palestras ilustrarão a importância do diagnóstico nutricional adequado de um sistema produtivo e uma reflexão dos gargalos existentes, dando ênfase para os desafios da região do Cerrado. Também serão abordados temas como a adubação mineral e orgânica, novas técnicas de avaliação do estado nutricional das culturas, adubação de sistemas de cultivo, enfim, todas as boas práticas que sejam capazes de garantir maior retorno econômico de forma sustentável.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações https://www.goeventos.com.br/snpc2018/home.html

Posted in Notícias, Notícias CT&I.