UFG promove debate sobre Educação empreendedora nas universidades: o novo protagonismo estudantil

Print Friendly, PDF & Email

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG), no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, realiza na próxima quarta-feira, 29, às 18 horas, pelo Youtube UFG Oficial, o evento “Educação empreendedora nas universidades: o novo protagonismo estudantil”.

A mesa-redonda traz como palestrante o professor José Clecildo Barreto Bezerra, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e como convidada, a presidente do Conselho da Federação Goiana das Empresas Juniores, Maria Eduarda. Faz mediação no evento, o gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, professor Anderson Almeida Dias

José Clecildo Barreto Bezerra é professor titular do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás. Biólogo pela Universidade Federal Rural do RJ e doutor pela Universidade de Hamburgo/Alemanha. MBA especialização em Gerenciamento de Projeto. Pós-doutorado pela Universidade Estadual da Califórnia em Parques Tecnológicos Internacionais e Educação Empreendedora em Biotecnologia. Foi Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (C&T) em Goiás (2005) e primeiro diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG. Diretor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública IPTSP/UFG (2000-2004 e 2018-2021). Professor de Parasitologia e empreendedorismo. Tutor da Empresa Júnior de Biotecnologia UFG desde 2014.

Maria Eduarda atua na Federação Goiana de Empresas Juniores, como presidente do Conselho e Diretora Interina de Desenvolvimento da Rede e Formação Empreendedora, conduzindo uma rede de mais de 600 empresários juniores espalhados pelo estado de Goiás. Acadêmica de Engenharia Ambiental do sétimo período, atuou nos anos de 2020 a 2021 como Assessora de Projetos Ambientais e Conselheira Administrativa da Sustentar Engenharias, Empresa Júnior de Engenharia Ambiental e Civil do IF Goiano – Campus Rio Verde.

A mediação será feita pelo professor Anderson Almeida Dias. Ele possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (2014) , Mestrado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2016), Doutorado em Química, com ênfase em Química Analítica pelo programa de pós-graduação em Química do IQ – UFG (2020). Atua como servidor público (técnico de Laboratório/Química) desde 2016. Atualmente exerce a função de gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG além de atuar no desenvolvimento de projetos tecnológicos/inovação colaborando para desenvolvimento metodologias analíticas a serem empregadas na indústria do petróleo sobre coordenação do prof. Wendell Coltro do Instituto de Química.

Ementa

Um dos desafios educacionais brasileiro é despertar na sala de aula a cultura para atividades inovativas e de empreendedorismo. É visível que nosso Sistema Nacional de Inovação está em evolução, e que o sistema empresarial brasileiro está em processo de maior integração na área do conhecimento e produção de tecnologia para agregação de valor na sua produção. As universidades têm várias iniciativas que vêm sendo implantadas para que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) introduzam essas práticas e parcerias em suas agendas estratégicas institucionais.

É necessário intensificação na formação acadêmica no estímulo ao empreendedorismo e de pessoas com intenção de inovar (servidores professores, técnico- administrativos e discentes), capacita uma rede de negociadores, identificar metas nacionais de atuação, organiza grupos de liderança em seus campos de desempenho e estimula a parceria entre ideias, empreendimentos e a academia.

Serviço:
Data: Quarta-feira, 29 de Junho de 2022
Horário: Às 18h00
Local: Youtube UFG Oficial – Link de transmissão em breve
Inscrições:  Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

– Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado. As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

– Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

– Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Fonte: PRPI/UFG

 

Posted in Notícias, Notícias CT&I.