Startup goiana é premiada nacionalmente com medicamento para pets

Print Friendly, PDF & Email

A startup goiana Guia Empreendimentos, que desenvolveu o bioterápico Multipet, foi uma das dez vencedoras do Prêmio Mulheres Inovadoras, concedido pela Finep, e vai receber R$ 100 mil. A startup já foi contemplada em outros editais, entre eles, o Centelha I, coordenado, em Goiás, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás

A premiação faz parte do Programa Mulheres Inovadoras, uma iniciativa da Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com apoio do Founder Institute, da Rede Mulher Empreendedora e da Oria Capital, criado para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no empreendedorismo nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento e aumentando a competitividade comercial. Uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Founder Institute, da Rede Mulher Empreendedora e da Oria Capital

O bioterápico é um produto inovador por fazer o controle de diferentes parasitas (internos e externos – endo e ectoparasitas) em diferentes espécies como cães, gatos, hamsters, tartarugas, periquitos e outros animais de estimação de forma segura e sem efeitos colaterais (não provoca vômito, pele seco-escamosa ou irritada, prurido, diarreia, letargia e anorexia, efeitos neuronais ou alergênicos).

As novidades não param por aí. O produto não deixa resíduos ambientais (não impede o convívio com as pessoas no ambiente onde vive), possui fácil aplicação (gotejado na água do animal), por poder ser administrado em animais gestantes e filhotes (além de animais adultos), além de controlar os carrapatos ambientais sem aplicação de qualquer outro produto complementar (barragem, talcos, pour on etc). O medicamento age estimulando o sistema imunológico do animal através de forças relacionadas com a física-quântica.

A startup conta com uma equipe de farmacêuticos e veterinários, especialistas e doutores, sob a coordenação da Dra. Luciana Rodovalho, PhD, pesquisadora farmacêutica industrial e proponente do projeto.  “Gotejado na água, o Multipet pode ser oferecido a animais gestantes, filhotes e adultos, além de controlar os carrapatos ambientais sem aplicação de qualquer outro produto complementar (barragem, talcos, pour on etc)”, afirma a dra. Luciana.

A pesquisadora destaca que no mercado é possível encontrar alguns produtos que trabalham com tecnologia similar, mas de composição unitária e que tratam somente um parasita por vez, geralmente carrapatos. “Tais produtos devem ser administrados por borrifos que exigem manuseio direto na boca do animal, o que dificulta o tratamento”, explica.

Centelha I

A startup já foi contemplada em vários editais em várias esferas, entre eles, a Chamada Pública nº 03/2019 – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha I, que, em Goiás, é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O Programa investiu cerca de R$ 50 mil, em forma de recursos subvencionados, no apoio para o escalonamento industrial e para a viabilização técnica e comercial do produto. Na época, startup contou com o apoio de incubação, em gestão através de orientações do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), para o enfrentamento dos desafios do mercado para a viabilidade comercial.

Programa Mulheres Inovadoras

O Programa Mulheres Inovadoras concluiu em julho de 2021, a fase de aceleração das 27 startups das cinco regiões do país selecionadas, em setores como Biotecnologia, Inteligência Artificial e Saúde, período destinado a preparar as empresas de forma rápida e eficaz para se apresentarem no mercado. Ao todo, foram aproximadamente 20 horas de palestras e debates, além de mentorias individuais, com carga horária de 12 horas.

De 9 a 13 de agosto, as participantes selecionadas apresentaram seus pitches às bancas de examinadores regionais, e ao final, as 10 melhores eleitas pelo júri, duas de cada região do país, foram consagradas vencedoras do Prêmio Mulheres Inovadoras.

Assessoria de Comunicação da Fapeg, com informações do Sebrae Goiás

 

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.