Servidores da Fapeg participam de workshop sobre Gestão do Conhecimento para inovações em resultados

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A iniciativa da Fapeg traz a proposta de trabalhar o tema para melhorar a eficiência dos serviços prestados pela Fundação e aplicar um modelo de gestão do conhecimento de forma estruturada e institucionalizada em virtude das particularidades do ecossistema de ciência, tecnologia e Inovação, permitindo o desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento e o fortalecimento da instituição.

 

Os servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) participaram na manhã desta quinta-feira, 31, no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário, do workshop “Gestão do Conhecimento”. O evento foi idealizado pela Diretoria de Gestão Integrada da Fundação e contou com a participação da equipe da Gerência de Gestão do Conhecimento e Competências da Secretaria de Estado da Administração (Sead), sob a coordenação da gerente Kedma Batista Duarte, que ministrou palestra sobre “Gestão do Conhecimento e iniciativas do Estado de Goiás”.

O evento foi aberto pela diretora de Gestão Integrada, Lorena Raquel Feliciano de Faria Peixoto, que comentou sobre a importância do evento para os servidores, para a instituição e para o Estado, e agradeceu a participação das equipes de servidores da Secretaria da Administração. Definiu a Gestão do Conhecimento como uma “ferramenta importante para a estratégia organizacional, que se fundamenta em uma cultura que prioriza a criação, a captação, a disseminação e a utilização do conhecimento presente na empresa para criar novos conhecimentos ou melhorar os já existentes”.

Ela destacou que o workshop foi proposto a partir da alteração da estrutura administrativa do Estado de Goiás, com a recente criação da Gerência de Gestão do Conhecimento e Competências na Sead, e também com a inclusão de atividades relacionadas à Gestão do Conhecimento no Estatuto da Fapeg.

Em seguida, a gerente de Gestão do Conhecimento e Competências da Sead parabenizou a Fapeg pela rápida iniciativa e apresentou como serão conduzidos os trabalhos e as trocas de experiências entre a Secretaria e os órgãos e secretarias estaduais no que diz respeito à Gestão do Conhecimento e Competências, uma iniciativa recente do Governo de Goiás. Segundo ela, a Unidade Central será coordenada pela Sead, que vai atuar junto às unidades setoriais no sentido de disseminar a ideia do conceito de gestão do conhecimento e competências, organizar os conhecimentos existentes em cada órgão, planejar e definir ações para o compartilhamento do conhecimento e assim, apoiar as tomadas de decisões nos órgãos públicos.

A proposta da Fapeg é trabalhar de forma transparente o tema Gestão do Conhecimento, que é de fundamental importância para a estratégia organizacional na administração pública, com foco nos processos; no uso e reuso eficaz de informações; nos conhecimentos e boas práticas de gestão; com o compromisso de uma visão integradora, promovendo o uso eficaz de novas tecnologias de informação e comunicação, utilizando, disseminando e criando novos conhecimentos e melhorando os já existentes. O diagnóstico e as proposições feitas poderão contribuir com a melhoria da eficiência dos serviços prestados com foco nas necessidades dos cidadãos e do ecossistema de CT&I.

Ao adotar essa ferramenta, a Fapeg busca formas de fomentar a disseminação do conhecimento entre os servidores com o intuito de melhorar os processos de trabalho e reduzir problemas advindos do não compartilhamento do conhecimento. Entre outros benefícios, a metodologia de Gestão do Conhecimento estimula a inovação, aumenta a produtividade, apoia a tomada de decisões, agiliza o acesso às informações, evita o retrabalho, torna os processos mais colaborativos, conecta especialistas, dá clareza às competências da instituição, e garante a preservação da memória organizacional.

Próximos passos

Dentre as próximas ações programadas para trabalhar o tema e a metodologia de Gestão do Conhecimento, a diretora de Gestão Integrada propôs: Identificação do Nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento na Fapeg a partir da aplicação de questionário a todos os servidores da instituição e a realização de entrevistas com presidente, diretores e gerentes. Segundo ela, o questionário que será aplicado é o instrumento utilizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e validado por órgãos da Administração direta e indireta. A diretoria propõe ainda, a identificação e análise das ações de Gestão do Conhecimento existentes na Fapeg, além de elencar as possibilidades de melhoria para a implementação da Gestão do Conhecimento.

Ainda durante o evento, a gerente de Planejamento e Gestão de Pessoas da Fapeg, Luciana Fernandes Bastos Ribeiro, apresentou a forma como foi feito o Mapeamento de Competências entre os servidores e diretoria da Fapeg e os seus resultados que possibilitaram identificar conhecimentos, habilidades, atitudes individuais e profissionais. Segundo ela, o mapeamento poderá servir de subsídios para futuras ações de Gestão do conhecimento e competências da Fapeg.

Felipe Camilo Alves, da Gerência de Tecnologia da Fapeg apresentou as novas entregas do Sistema de Gestão de Fomentos, que serão inseridas na Plataforma Charles Darwin. A equipe de TI conseguiu desenvolver um sistema moderno e em tempo real para o acompanhamento do processo de pagamentos de bens, despesas e serviços feitos pelos pesquisadores que recebem fomento da Fapeg por meio do Cartão BB Pesquisa. Bolsistas e pesquisadores utilizam a ferramenta do Cartão de acordo com as normas definidas nos instrumentos de concessão de auxílios financeiros da Fapeg. Esta nova ferramenta vai otimizar, modernizar e facilitar os mecanismos de monitoramento e prestação de contas dos projetos e bolsas fomentados pela instituição.

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, agradeceu a participação da Sead no evento, parabenizou diretores, gerentes e servidores pelos trabalhos e conhecimentos gerados nas unidades e propôs uma nova reunião, daqui 15 dias, para que cada área apresente os avanços e propostas de gestão de conhecimentos e, após, seja aplicado o questionário de Identificação do Nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento aos servidores da instituição. Ele destacou, ainda, que as entregas também são resultados das atividades de monitoramento e das ações de Gestão de Riscos implementadas na Fapeg.

 

Assessoria de Comunicação da Fapeg

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