Resultado final da Chamada – Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil

O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Fundação Bill & Melinda Gates e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap, disponibilizam o resultado final do segundo Grand Challenges Explorations (GCE), exclusivo para projetos no Brasil sobre o tema “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil”.

Lançada em agosto deste ano, a chamada irá financiar propostas inovadores de até 550 mil reais que utilizem análises de bancos de dados e técnicas de machine learning para entender os principais fatores que impactam a saúde materno-infantil, a saúde das mulheres e das crianças no Brasil. Além disso, a chamada visou o envio de propostas com foco nos impactos da pandemia da Covid-19 na saúde desses grupos.

Sobre o Grand Challenges Explorations

Em 2007, a Fundação Gates lançou o Grand Challenges Explorations para envolver inovadores do mundo mais rapidamente. Duas vezes ao ano, o Grand Challenges Explorations aceita propostas de projetos de alto risco e alta recompensa em uma série de desafios. No Brasil, uma parceria com o Confap, por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), pode proporcionar um aporte financeiro adicional à inovadores de seus estados que tiverem suas ideias selecionadas pelo programa.

Entre os 12 projetos selecionados na Chamada “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil”, três receberão apoio financeiro adicional de suas respectivas FAPs*: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Confira o resultado final no site do Confap

*Os coordenadores dos projetos que receberão apoio adicional das FAPs (FAPESB, FAPES e FAPERGS) podem consultar as próximas etapas do fomento enviando um e-mail para Flávia Cerqueira – Assessora para Cooperação Internacional do Confap: flaviac.confap@gmail.com

Fonte: Confap

Posted in Notícias, Notícias CT&I.