PUC-GO e Fapeg estudam parcerias para projetos de ciências exatas

Presidente da Fundação recebeu diretoria da Escola de Ciências Exata e da Computação

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, recebeu a diretoria da Escola de Ciências Exatas e da Computação (Ecec) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) nesta quinta-feira (31).

Durante o encontro, professores apresentaram demandas para o desenvolvimento de projetos científicos da unidade acadêmica em parceria com a Fundação. Entre as solicitações estiveram o apoio à realização de eventos, a contribuição para a construção de centro de inteligência artificial de Goiás e a parceria para projeto de formação de professores do ensino básico.

Robson Vieira destacou que a Fundação tem atuado com o objetivo de fomentar ações que tragam resultados práticos para a sociedade goiana e que, por isso, “os cursos e projetos da área de ciências exatas e de computação são fundamentais para nosso estado”. O presidente da Fapeg destacou ainda os esforços que o Governo de Goiás tem realizado para que o estado se consolide como um polo de inovação nacional.

A diretora da Ecec, Mírian Sandra Rosa Gusmão, declarou que o objetivo estratégico da unidade acadêmica é contribuir para o desenvolvimento de pesquisa aplicada – o que coaduna com as diretrizes da Fundação. “Nossa proposta é desenvolver cooperações para apresentar soluções para problemas da sociedade por meio da ciência”, declarou a professora.

O coordenador do curso de Engenharia da Computação da PUC-GO, Clarimar José Coelho, destacou ainda a importância de uma aproximação entre Universidade e Fundação que os projetos possam ser realizados por meio de uma parceria mais eficiente.

Também participaram da reunião o diretor Científico da Fapeg, Marcos Arriel, a coordenadora do curso de Ciência da Computação, Carmen Cecilia Centeno, e o coordenador do curso de Física, Anderson Costa da Silva.

Convite

Durante a reunião, o presidente da Fapeg recebeu o convite para participar da IV Jornada Científica da Escola de Ciências Exatas e Computação e I Jornada Científica Regional (IV JCECEC e I JCR). O evento é fomentado pela Fundação e será promovido entre os dias 11 e 14 de novembro.

Robson Vieira se comprometeu a participar da abertura do evento e, na ocasião, realizar visita aos laboratórios da Ecec com o objetivo de identificar oportunidade de projetos em parceria.

A IV JCECEC e I JCR terá abrangência internacional pela primeira vez em 2019. Estarão presentes pesquisadores do Canadá, Inglaterra e Portugal. A programação conta com apresentação de artigos, palestras, oficinas e competição de robôs.

________________

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg
Texto e foto: Gilmara Roberto

Posted in Notícias, Notícias FAPEG, Sem categoria.