Professores da UEG lançam e-book sobre diversidade na universidade, com apoio da Fapeg

Livro UEGO e-book “Povos e Saberes Indígenas e Afrodiaspóricos”, organizado pelos professores Ana Lúcia Nunes Sousa, Poliene Soares dos Santos Bicalho e Robson Pereira Mendonça, do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (Teccer|UEG) já está disponível para leitura. Segundo os organizadores, o e-book surgiu a partir do I Seminário Internacional Povos e Saberes Indígenas e Afrodiaspóricos, realizado em junho de 2018, pelo PPG|Teccer.

A professora Poliene explica que das participações internacionais e nacionais presentes no evento, como a professora doutora Els Lagrou (UFRJ) e o moçambicano Ernesto Jorge Macaringue, entre outras, coletou-se os textos apresentados, para que viessem a compor o Projeto do e-Book, finalizado neste mês de maio de 2020. “A professora Ana Lúcia Nunes de Souza (UFRJ) e eu, com a colaboração do professor Robson Pereira Mendonça, trabalhamos no projeto por longos três anos, buscando textos, realizando revisões cuidadosas e estabelecendo contatos com a Editora Gramma do Rio de Janeiro”, salienta.

“A proposta do evento e do e-book foi a de provocar o debate sobre a diversidade indígena e afrodiaspórica na Universidade, abrindo para discussões fundamentais sobre as culturas, a política de cotas, as políticas públicas e o reconhecimento destes povos, que, no passado e no presente, foram e são fundamentais para pensar, compreender e formar o Brasil”, destaca a professora.

Para que o projeto do e-book/livro fosse concretizado, os professores contaram com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) por meio do edital nº 11/2012.

A obra impressa também pode ser adquirida diretamente na editora (http://www.grammaeditora.com).

Os organizadores

Poliene Soares dos Santos Bicalho é professora do Curso de História da Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas, ligada ao Câmpus Central da UEG, em Anápolis. Ela também é docente no Programa Teccer e doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB).

Robson Pereira Mendonça, doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), é professor e pesquisador da UEG e do Programa Teccer, com publicações nas áreas de história política, escrita autobiográfica e primeira república.

Ana Lúcia Nunes de Sousa atua no Laboratório de Vídeo Educativo/Instituto Nutes e também é docente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fonte: Comunicação Setorial|UEG – Texto de Dirceu Pinheiro, com alterações)

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.