Presidente da Fapeg participa da solenidade de posse do reitor da UFG, em Brasília

 

Transmissão de cargo em Brasília

Edward Madureira assinou o termo de posse em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília. Foto: Carlos Siqueira

O professor Edward Madureira Brasil tomou posse nesta segunda-feira, dia 8, em Brasília, como novo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), para a gestão 2018-2021. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Maria Zaira Turchi, participou da solenidade realizada no Ministério da Educação (MEC), que contou, ainda, com a participação de autoridades políticas, professores, servidores técnico-administrativos e integrantes da nova equipe gestora, além de familiares e amigos. Compuseram a mesa diretiva o secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, a senadora Lúcia Vânia e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.

Em defesa do ensino superior público e gratuito, Edward deu início ao discurso, falando também em nome da vice-reitora, Sandramara Matias Chaves. “Queremos reafirmar nosso compromisso absoluto e definitivo com o sistema federal de educação superior público, gratuito, autônomo, laico, de qualidade, inclusivo, democrático e socialmente referenciado, que inequivocamente se constitui no maior patrimônio do povo brasileiro. Somente com esses requisitos implementados é que continuaremos construindo esse sistema essencial à nação”.

Para o reitor, esse sistema é a única estrutura capaz de transformar o país em uma nação desenvolvida e com justiça social, garantindo a soberania que só pode ser alcançada com conhecimento e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Entre os papéis da Universidade nesse contexto estão o de formar cidadãos conscientes e críticos, produzir e disseminar conhecimento, apoiar a construção de políticas públicas e solucionar demandas da sociedade.

Plano Nacional de Educação

Posse reitor ufg em brasília

Zaira Turchi prestigia cerimônia de posse do reitor da UFG. Foto: Carlos Siqueira

Entre os compromissos assumidos pelo reitor em sua posse está o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino superior. Edward também cobrou um olhar atento do governo e da sociedade para a garantia dos investimentos de custeio e também da autonomia universitária que, segundo ele, tem sido “tão desconhecida, desrespeitada e atacada nos últimos tempos”.

Outra garantia foi o cumprimento das propostas de campanha, reunidas em dois eixos. O primeiro é a reorganização estrutural da Universidade, com reconhecimento e valorização das pessoas e melhoria dos processos. A proposta é fruto da constatação de que a UFG, ancorada na sua história e com o excelente nível de seu quadro docente, técnico e discente, é capaz de superar falsas dicotomias. Dessa forma, de acordo com o reitor, é possível incluir e avançar com qualidade, produzir conhecimento novo e desenvolver tecnologia, se relacionar com empresas e preservar a autonomia, além de promover uma gestão ágil e democrática.

Novo reitor ufg e equipe

Reitor Edward Madureira, vice-reitora Sandramara Matias Chaves e a nova equipe de pró-reitores da UFG. Foto: Carlos Siqueira

O segundo eixo diz respeito à relação com a sociedade, aproximando-a cada vez mais da Universidade. “Buscaremos aperfeiçoar os mecanismos que possibilitem essa relação de integração, interação e intercâmbio da Universidade com a sociedade”, pontou. Edward concluiu seu discurso afirmando que trabalhará com a coragem necessária para enfrentar os desafios, diante da crise moral, ética, política e econômica por que passa o país.

O secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, desejou boa sorte ao novo reitor, reiterando a parceria do Ministério com as instituições de ensino superior do país. O grande desafio dos próximos anos, segundo o secretário, é fortalecer as universidades para além do financiamento. “Precisamos trazer inovação, melhoria da gestão, eficiência, e o grande desafio é começar a pensar em como isso pode acontecer”.

A presidente da Fapeg, professora Zaira Turchi  esteve presente ao evento e desejou ao novo gestor da Universidade e à sua equipe sucesso na condução da UFG para patamares ainda mais elevados. “A Universidade Federal de Goiás tem, hoje, um papel muito importante e de grande relevância para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação e para a formação de recursos humanos altamente capacitados no Estado de Goiás, com grande importância para o Brasil. E a Fapeg apoia esta instituição que possui o maior número de programas de pós-graduação e de resultados de pesquisa no cenário estadual. Certamente, com muito trabalho, determinação, competência e capacidade de diálogo do professor Edward, a UFG vai avançar ainda mais neste cenário”,  ressaltou Zaira Turchi.

Transmissão do cargo
Na próxima sexta-feira, dia 12, às 20 horas, será realizada a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor Edward Madureira Brasil e de posse à vice-reitora Sandramara Matias Chaves e aos pró-reitores. A solenidade ocorrerá no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da Ascom UFG.

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.