Presidente da Fapeg é empossada no Conselho Superior de Inovação

Print Friendly, PDF & Email
Conselheiros empossados.

Conselheiros empossados no Conselho Superior de Inovação do Inova Goiás, ao lado do governador Marconi Perillo. Foto: Carlos Siqueira/ Ascom UFG

O governador de Goiás, Marconi Perillo, empossou na tarde desta segunda-feira (16), em evento realizado no Palácio das Esmeraldas, 11 membros do Conselho Superior de Inovação do programa Inova Goiás, entre eles a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi. O Conselho, que será presidido pelo vice-governador, José Eliton de Figuerêdo Júnior, terá a função de auxiliar o governo estadual na formulação e acompanhamento de todas as ações que estão previstas no Inova Goiás.

Durante a solenidade, que contou com a presença de parlamentares e secretários de Estado, além de representantes de vários órgãos públicos e do setor privado, o Inova Goiás foi apresentado em vídeo. Em seguida, a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli, falou do portal Inova Goiás e do link para a gestão do Sistema de Acompanhamento que pode ser acessado a partir do portal do programa, duas importantes ferramentas para o trabalho do conselho superior.

Em seu discurso, Marconi Perillo, afirmou que Goiás tem trabalhado em duas agendas: a agenda da inovação tecnológica e a da competitividade. De acordo com ele, os focos do Inova Goiás serão os Núcleos de Inovação Tecnológica, as aceleradoras, as incubadoras, os Centros Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos) e o programa Goiás Sem Fronteiras. “O recurso que será aplicado no programa é de R$ 1,1 bilhão e já está assegurado”, ressaltou.

Um dos conselheiros empossados é o senador, Cristovam Buarque, que afirmou que sua primeira contribuição para o Conselho é sugerir três frentes de trabalho. A primeira, segundo ele, é desenvolver formas de financiamento privado para o setor de Ciência, Tecnologia e Inovação. “No exterior há pequenos bancos que financiam projetos de inovação”, justificou. As outras duas são colocar em prática um programa de formação de uma consciência inovadora e também implementar na grade do ensino fundamental matérias que ensinem ‘Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo’. “São estes três pontos que gostaria de ver em Goiás, que é um estado que não tem medo de inovar”, declarou.

Empossados

Foram empossados os seguintes conselheiros: vice-governador, José Eliton de Figuerêdo Júnior; secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto; presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi; ex-ministro da Educação, ex-governador do DF e senador da República, Cristovam Buarque; e o empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau, representado na solenidade pelo diretor executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal.

Foram empossados também: o economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT) da Universidade de São Paulo (USP), Milton de Abreu Campanário;  o pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato; o presidente do Grupo Jaime Câmara, Cristiano Roriz Câmara; e os reitores da  Universidade Federal de Goiás,  Universidade Estadual de Goiás e  Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Orlando Afonso Valle do Amaral, Haroldo Reimer e Wolmir Therezio (representado pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, Milca Severino), respectivamente.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da SED e do Gabinete de Imprensa do Governador.

Posted in Inova Goiás, Notícias, Notícias FAPEG.