Conforme estabelece a Resolução Normativa 01/2014 da FAPEG, a Fundação pode conceder três diferentes modalidades de bolsa.
A primeira modalidade, Bolsa de Formação, é destinada a apoiar alunos regularmente matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu (PPGSS) credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação – CAPES/MEC, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados.
A segunda modalidade, Bolsa de Pesquisa, é dividida em Bolsa de Pesquisa e Desenvolvimento, e Bolsa de Pesquisa e Extensão. A Bolsa de Pesquisa e Desenvolvimento apoia pesquisadores envolvidos em projetos de pesquisa e/ou de desenvolvimento experimental; estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública e estudantes de graduação universitária participantes de projetos de iniciação científica ou tecnológica; e doutores em estágio pós-doutoral. Já a Bolsa de Pesquisa e Extensão, tem por objetivo amparar profissionais envolvidos em atividades de sistematização e difusão de conhecimentos ou de extensão técnico-científica em projetos apoiados ou realizados pela FAPEG ou alunos participantes de projetos extensionistas.
A terceira modalidade é a Bolsa de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora, que tem por objetivo a formação e capacitação de recursos humanos e agregação de especialistas que contribuam para a execução de projetos de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico, assim como atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia.
Além dessas modalidades, que a FAPEG opera com recursos próprios, a FAPEG também estabelece parcerias com entidades governamentais e não-governamentais, nacionais e internacionais, que permitem que outras modalidades de bolsas também sejam oferecidas. Nestes casos, as regras são estabelecidas no convênio firmado entre a FAPEG e a entidade parceira.
As modalidades de bolsa concedidas pela FAPEG, bem como os requisitos e compromissos do bolsista e demais condições estão estabelecidas na Resolução Normativa 01/2014 da FAPEG.
Os valores das bolsas concedidas pela FAPEG estão estabelecidos na Resolução Normativa 02/2014 e variam conforme a modalidade da bolsa. Para consultar os valores, acesse aqui.
Sim, a FAPEG possui bolsas para doutorado pleno ou doutorado sanduíche no exterior. A concessão de bolsas na FAPEG é sempre feita por meio de edital, assim, para se candidatar, é necessário acompanhar se há editais abertos. Além das Resoluções Normativas 01/2014 e 02/2014, que tratam da concessão de bolsas pela FAPEG, os prazos e demais condições para submeter uma proposta são estabelecidos no próprio edital.
A concessão de bolsas na FAPEG é sempre feita por meio de edital, assim, para se candidatar, é necessário acompanhar se há editais abertos. Além das Resoluções Normativas 01/2014 e 02/2014, que tratam da concessão de bolsas pela FAPEG, os prazos e demais condições para submeter uma proposta são estabelecidos no próprio edital.
Acessar o Tutorial Cadastro FAPEgestor, Se ainda não tiver cadastro no novo sistema FAPEGestor clique no link “Cadastre-se”, preencha todas informações solicitadas e utilize o link e senha enviados no e-mail para autenticar-se no sistema. Se não lembrar os dados de login clique no link “Esqueci a Senha” e os mesmos serão enviados por e-mail. Após autenticar-se no sistema clique no menu “Cadastros” e “Nova Proposta”, selecione o edital desejado, preencha as informações solicitadas e clique em “Salvar”. Em seguida será habilitado novos campos que também deverão ser preenchidos e salvados. Se já estiver seguro que todos campos foram preenchidos corretamente e que não é necessário mais modificações clique em “Submeter Proposta”. Até o prazo limite determinado no edital é permitido realizar quantas modificações forem necessárias, mas após cada modificação é necessário uma nova Submissão.
Além de editais próprios, a FAPEG realiza editais para concessão de bolsas em parceria com diferentes instituições. Assim, diferentes editais podem exigir formatos e conjuntos diferentes de informações. Por esta razão, a FAPEG não possui um modelo prévio para apresentação de projeto de pesquisa quando da submissão de propostas a editais de bolsas.
Digite apenas as iniciais do nome do orientador e verifique se o nome dele aparecerá na listagem abaixo do campo, caso apareça clique sobre o respectivo nome para selecioná-lo. Caso não seja visualizado, solicite ao seu orientador que acesse o site da FAPEG e realize o seu respectivo cadastro.
Primeiramente cadastre as metas. Em seguida selecione uma meta cadastrada e informe a descrição da atividade desta meta, o mês inicial, mês final, o indicador físico de execução e clique no botão Salvar do canto superior esquerdo da tela.
OBS: Meta é a definição em termos quantitativos e temporais do que se pretende alcançar. Atividades são as ações desenvolvidas para cumprir com a meta. O Indicador Físico de Execução indica claramente quais são os resultados perceptíveis da execução da meta, considerando que tais informações serão a base para verificações futuras de execução da meta (caso o projeto venha a ser contratado). Não devem ser apresentados indicadores subjetivos e cuja evidência de execução não seja mensurável ou claramente identificável, pois os indicadores devem descrever os marcos significativos que caracterizem a conclusão da meta.
Qualquer outra dúvida procure seu orientador.
Acesse o sistema FAPEGestor, clique no menu “Relatórios e Propostas”. Serão apresentadas todas as propostas já cadastradas, verifique se na coluna “Situação” o status está como “Submetida”. Para impressão clique sobre o título da proposta. Após o formulário ser carregado com os dados de sua proposta, clique no botão “Visualizar Proposta”. Observe atentamente os campos “Controle Digital” e “Status”, que correspondem ao número de submissão e o status que deve estar como “Submetida”.
Além de editais próprios, a FAPEG realiza editais para concessão de bolsas em parceria com diferentes instituições. Assim, diferentes editais podem estabelecer diferentes processos para a seleção de bolsistas. Então, para conhecer o processo de seleção de um edital específico, o proponente deve consultar os termos no edital específico ao qual submeteu sua proposta.
A concessão de bolsas na FAPEG é sempre feita por meio de edital, assim, os procedimentos que orientam todo o processo, inclusive a interposição de recursos quanto ao resultado, são estabelecidos no próprio edital.
Ter uma proposta não contemplada em um edital específico não impede a apresentação de novas propostas em outros editais. Os procedimentos que orientam todo o processo, inclusive a apresentação de documentos, são estabelecidos no próprio edital.
Além de editais próprios, a FAPEG realiza editais para concessão de bolsas em parceria com diferentes instituições. Assim, diferentes editais podem estabelecer diferentes processos para a contratação dos bolsistas selecionados. Então, para conhecer o processo de contratação de um edital específico, o proponente deve consultar os termos no edital específico no qual teve sua proposta selecionada.