Oito projetos são contemplados na Chamada Water JPI 2017

A Water Joint Programming Initiative (Water JPI) divulgou, na última semana, o resultado da Chamada Transnacional Conjunta Water JPI 2017. A iniciativa é composta por uma rede de agências de fomento europeias e internacionais, que inclui o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações.

Foram aprovados oito projetos envolvendo, além do Brasil, Suécia, França, Noruega, África do Sul, Alemanha, Bélgica e Chipre. Do total, seis projetos têm participação de pesquisadores brasileiros e serão financiados com recursos das Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de Pernambuco (Facepe), São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Ceará (Funcap) e Alagoas (Fapeal).

A previsão é de que os projetos tenham início em fevereiro de 2019. A Chamada busca apoiar projetos colaborativos e transnacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que abordem questões relacionadas aos desafios da água a serem enfrentados pela sociedade, visando o gerenciamento de recursos hídricos em apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Os consórcios devem incluir um mínimo de três parceiros, de três países diferentes. Foram focados dois desafios específicos: Efeitos múltiplos da pressão sobre os ecossistemas e os serviços ecossistêmicos, bem como ferramentas efetivas de adaptação e mitigação para implementar os objetivos relacionados com a água no âmbito dos ODS da ONU; e desenvolvimento de soluções acessíveis para a gestão da água de forma a alcançar os objetivos do ODS6 e dos ODS associados.

Acesse o resultado: http://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2018/11/Resultados_Water-JPI_CONFAP_2017.pdf

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Confap

Posted in Notícias, Notícias CT&I.