Novos gestores do Confap assumem nesta sexta, 17 de março

Print Friendly

Presidentes das FAPs, durante Fórum do Confap, em São Paulo. Foto: Núbia Rodrigues / Ascom Fapeg.

Consolidar o Sistema Nacional de CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação) e seu novo arcabouço legal, promover maior articulação entre as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), fortalecer a internacionalização da pesquisa e contribuir com a popularização da ciência são algumas das metas dos professores Maria Zaira Turchi e Claudio Furtado, respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Eles também pretendem ampliar parcerias com agências federais e internacionais, incentivar a implantação de Leis Estaduais de Inovação – ou sua atualização em face do novo Código de Ciência e Tecnologia -, bem como implementar um programa de estímulo ao empreendedorismo inovador em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Essas e outras ações foram anunciadas durante o Fórum Confap, encerrado em São Paulo, no dia 10 de março.

Naquela sexta-feira, a então vice-presidente do Confap e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), professora Maria Zaira Turchi, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), professor Claudio Furtado, foram eleitos por aclamação pelos colegas e vão dirigir o Conselho até março de 2019.

Para o Conselho Fiscal do Confap, foram escolhidos: Evaldo Vilela, que preside a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Minas Gerais (Fapemig). Também fazem parte os titulares Mary Guedes, presidente da Fundação e Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap); e Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O suplente é Odir Dellagostin, diretor presidente da Fundação e Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Presença feminina
Primeira mulher a comandar a instituição, a professora Zaira quer promover mais ações conjuntas entre as FAPs. “Vamos trabalhar segundo as perspectivas de cada estado, na sua capacidade instalada de pesquisadores na região e nos seus limites, em diálogo com outras regiões. Isso é que contribui para que de fato possamos fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil como um todo”, disse. Ela apresentou outras propostas para o biênio 2017-2019, como o fortalecimento das ações de internacionalização do Confap e de sua atuação na divulgação, difusão e popularização da ciência. Ainda vai colher contribuições dos presidentes de FAPs para finalizar o documento que norteará sua gestão, a partir do dia 17 de março.

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Maria Zaira Turchi é professora titular da Universidade Federal de Goiás, onde foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e pró-reitora de Pesquisa. Turchi também foi vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística.

Luta pelo semiárido
Claudio Furtado, doutor em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, vai acumular a função de vice-presidente do Confap com as de presidente da Fapesq e professor da Universidade Federal da Paraíba, onde foi chefe do Departamento e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física.

“O momento agora é de implementar e continuar várias ações; reafirmar posição junto aos órgãos parceiros e instrumentalizar essas cooperações entre as fundações; aumentar a interação entre as fundações estaduais, regionais e até nacionais com editais conjuntos, buscando fortalecer essa cooperação entre as FAPs, especialmente nesse momento de crise nacional”, salientou. “Um exemplo é que em breve vai ser lançado um edital com as FAPs do Nordeste, a Embrapa e a França, voltado ao Semiárido e às Cidades Inteligentes, entre outros pontos relevantes para a região. Ainda há a questão do Marco Legal de Ciência e Tecnologia, pois o Confap já vem há tempo lutando pela sua regulamentação em nível nacional. Também pretendemos fomentar a implementação dessas modificações na área de C&T nas Legislações Estaduais”, acrescenta o Prof. Furtado.

Eles sucedem Sergio Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que dirigiu o Confap em duas gestões, e cujo mandato termina dia 16 de março. O Prof. Gargioni resumiu sua atuação: “firmamos parcerias com agências nacionais e internacionais, aproximando o Confap de agências como parceiro e ator importante”. Ele recebeu uma placa durante a homenagem que marcou a abertura do Fórum sediada no auditório da Fapesp e que contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, entre outras autoridades.

“Vamos dar continuidade a gestões profícuas que levaram o Confap a um patamar de importância e inserção nacional e internacional que traz grandes oportunidades,” ressalta a professora Zaira, que não terá cerimônia de posse oficial nesta sexta-feira.

Fontes: Coordenadoria de Comunicação do Confap, Assessoria de Comunicação Social da Fapeg e Agência Fapesp.

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.