Nota de Esclarecimento à Comunidade Científica e de Inovação 

Print Friendly, PDF & Email

*Em esclarecimento à comunidade científica e de inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) informa o que segue:*

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) informa que não há atraso no pagamento de bolsas referente ao mês de janeiro de 2022. Há pelo menos dois anos, as bolsas são pagas, em todas as suas modalidades ofertadas, em seu mês vigente. A Secretaria da Economia, por sua vez, faz o repasse na sua totalidade, de acordo com o pedido da Fundação, não atrasando portanto o recurso.

A Fapeg destaca a importância das comunidades científica e de inovação como parceiras no fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e desenvolvimento do Estado. Como forma de esclarecimento, o pagamento das bolsas de dezembro de 2021 foi realizado no mês em curso, no dia 7 de dezembro. Já o pagamento das bolsas de janeiro de 2022 está previsto para a próxima terça-feira (25/01).

A diretriz estabelecida pelo planejamento da atual gestão determina que o pagamento seja realizado entre os dias 20 e 25, ou seja, antes do final de cada mês em curso. Também por isso, o bolsista aprovado nos editais começa a receber o fomento ao fim do mês corrente em que é concluído o processo de contratação da sua pesquisa e/ou projeto de inovação.

A Fapeg esclarece ainda que novas parcerias e projetos vêm sendo firmados e novos editais estão sendo lançados, mantendo a consistência em todas as categorias de fomento e a regularidade dos pagamentos de bolsas. Além disso, a Fapeg, junto com o Governo do Estado, estuda a viabilidade de reajustes nos valores das bolsas oferecidas, para reconhecer e incentivar os cientistas goianos a realizarem suas pesquisas e/ou projeto de inovação.

A Fundação ressalta que honra o compromisso de investir na formação de recursos humanos qualificados para a ciência, a tecnologia e a inovação do Estado, oferecendo não só editais que incentivam a pesquisa básica e aplicada, mas também consolidando o ecossistema de tecnologia e inovação em Goiás, com a promoção de sua missão institucional: fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento, induzir e apoiar pesquisas científicas em áreas estratégicas para Goiás e apoiar a difusão científica para aumento da competitividade e melhoria do desenvolvimento social e econômico do Estado.

*Fapeg e Secretaria da Economia – Governo de Goiás*

Posted in Comunicados, Notícias, Notícias FAPEG.