MCTIC estreita laços com OEI para fortalecer a integração científica regional

Ministro Gilberto Kassab se reúne com secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero, em Brasília (Foto: Ascom | MCTIC)

O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), Mariano Jabonero, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (7), onde participou de um encontro com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTIC, ministro Luis Felipe Silvério Fortuna, e o diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou.

Na ocasião, eles discutiram os avanços e desafios da integração científica, educacional e tecnológica na região. Na saída do encontro, Fortuna elogiou a atuação de Jabonero na OEI. “Ele tem uma larga experiência em desenvolver linhas de ação e propostas de cooperação com nosso país. E está fazendo um excelente trabalho de aproximação dos países com os projetos educacionais do Brasil.”

Segundo o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTIC, o ministério já vem se preparando para a troca de governo em janeiro de 2019. “É um momento de transição. Temos uma cooperação historicamente boa com OEI e agora já estamos nos organizando para a transição”, afirmou.

Fortuna destacou ainda a importância da organização na superação de barreiras linguísticas que poderiam gerar entraves nos projetos de transferência de conhecimento na região. “A OEI tem um papel importantíssimo no Brasil, principalmente porque nossos vizinhos falam espanhol, e uma organização como essa, de origem ibérica, nos interessa muito”, disse.

O assessor reiterou o interesse do Brasil nas cidades limítrofes para “desenvolver ações conjuntas que possam significar currículos comuns, uma chave de conhecimento coletiva, para melhores entendimentos dos países fronteiriços”. “Nosso objetivo central é integrar do ponto de vista educacional a convivência dessa sociedade, e isso a OEI tem feito de maneira brilhante”, destacou.

OEI

Criada em 1949, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional. Fazem parte da OEI a Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

No Brasil, além do MCTIC, a organização mantém parcerias com os ministérios da Educação, Justiça, Cultura e Direitos Humanos, e também com a Secretaria de Aquicultura e Pesca. O espanhol Mariano Jabonero é presidente da OEI desde abril de 2018, quando foi eleito para o cargo. Atualmente, a organização, sediada na Espanha, reúne 24 representantes governamentais, tem escritório em 19 países atuando permanentemente na cooperação em prol da educação, da cultura, da ciência e da tecnologia.

Assessoria de Comunicação do MCTIC

Posted in Notícias, Notícias CT&I.