Marcos Fernando Arriel é o novo Diretor Científico da Fapeg

Diretor Científico

Marcos Fernando Arriel – Diretor Científico. Foto: Divulgação.

O economista Marcos Fernando Arriel assumiu a Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás do dia 8 de maio de 2019. Entre as atribuições do Diretor Científico estão a de elaborar e lançar, após aprovação do Conselho Superior, editais e chamadas de programas e projetos a serem fomentadas pela Fapeg, assim como orientar e auxiliar a Diretoria, constituída pelo Presidente, pelo Diretor Científico e pelo Diretor de Administração e Finanças, no cumprimento dos objetivos da Fundação.

Marcos Arriel diz que contribuirá, junto à presidência da Fapeg, para que as pesquisas e seus resultados cheguem ao setor privado e público gerando o fortalecimento da economia e o bem-estar da sociedade goiana. Também buscará contribuir com a sistematização e mapeamento dos indicadores das produções e resultados de projetos e pesquisas, promovendo assim maior transparência, à sociedade, de todo o trabalho desenvolvido na Fundação.

Currículo
Marcos Fernando Arriel é economista, graduado pela PUC Goiás (1998), especialista em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2002), com mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (PUC Goiás, 2010) e com doutorado em Geografia (UFG, 2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em indicadores econômicos e sociais e economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia goiana, planejamento regional e indústria goiana.

Marcos é Gestor Governamental do Estado de Goiás; Membro do Conselho Administrativo da Organização das Voluntárias de Goiás; Membro do Conselho Científico do Boletim Goiano de Geografia do IESA/UFG; e Membro do Conselho Editorial do Boletim de Estatísticas Públicas da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes).

Atuou como Superintendente de Micro e Pequenas Empresas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de Goiás; Assessor da Superintendência e Gerente de Estudos Socioeconômicos e Especiais do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB); Editor do Boletim de Estatísticas Públicas da Anipes; Membro de banca avaliadora da Escola de Governo Henrique Santillo; Pesquisador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular/Unialfa; Membro do Comitê Técnico Nacional do PIB Municipal do IBGE; Conselheiro efetivo e Vice-presidente do Conselho Regional de Economia 18ª Região – Goiás; Conselheiro da Central de Aquisições e Contratações (Sefaz); Coordenador do Projeto matriz insumo-produto em Goiás (IPEA); Parecerista ad hoc para a UEFS Editoras.

Coordenou e implantou os seguintes projetos principais no Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos: Produto Interno Bruto dos Municípios Goianos, Boletim Conjuntura Econômica Goiana, Índice de Desempenho dos Municípios Goianos, Coletânea do Planejamento em Goiás e Painel das Profissões.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.