Abertas oportunidades de intercâmbio para pesquisadores goianos na Europa para 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) vai participar da Chamada Internacional Confap – MSCA Rise 2020. O Governo de Goiás, por meio da Fapeg, será cofinanciador de até três projetos que tenham pesquisadores sediados no Estado. O limite financeiro global de coparticipação da Fapeg para as propostas é de R$ 120 mil. Os projetos aprovados terão vigência de até três anos.

A chamada internacional já foi lançada e ficará aberta até o dia 28 de abril. As submissões à Fapeg serão abertas após o dia 29 de abril, ou seja, após o fechamento do prazo de submissão no Horizonte 2020. Só podem ser submetidos à Fundação projetos aprovados na etapa internacional, sendo necessário anexar à inscrição da Fapeg o projeto e a comprovação da aprovação. As inscrições locais serão realizadas na plataforma OPP Fapeg e seguirão até 21 de maio.

Os procedimentos exigidos para submissão dos projetos pela entidade promotora do edital são obrigatórios e não são de responsabilidade da Fapeg, que recomenda a consulta na página oficial do programa MSCA e na página do Confap.
A chamada apoia redes de pesquisa e mobilidade em todas as áreas do conhecimento. Como pré-requisito, o projeto deve contar com o envolvimento de entidades não acadêmicas.

Programa

A Chamada Internacional Confap – MSCA Rise 2020 compõe o programa de pesquisa e inovação da União Europeia – Horizonte 2020 Ações Marie Skłodowska-Curie (Horizon 2020). O Research and Innovation Staff Exchange (Rise) financia intercâmbios de pessoal de curto prazo entre organizações acadêmicas, industriais e comerciais em todo o mundo.

O objetivo da iniciativa é promover a colaboração internacional e intersetorial por meio do intercâmbio de equipes de pesquisa e inovação, e com isso desenvolver os conhecimentos, habilidades e carreiras dos participantes, e ao mesmo tempo criar laços entre organizações que trabalham em diferentes setores da economia, incluindo universidades, institutos de pesquisa e pequenas e médias empresas.

Critérios de Elegibilidade
Quanto ao Coordenador (proponente de Goiás):
a) Possuir título de Doutor;
b) Residir no Estado de Goiás;
c) Possuir vínculo empregatício ou funcional com instituição de ciência, tecnologia e inovação (ICTI) de Goiás;
d) Ter Currículo atualizado na Plataforma Lattes;
e) Não ter pendências de qualquer natureza com a FAPEG e/ou outro órgão público do Estado;
f) Um pesquisador proponente da FAPEG só poderá estar inscrito em uma única proposta internacional a ser submetida.
Quanto à instituição de vínculo do proponente:
a) Ser pública, comunitária ou privada sem fins lucrativos e de utilidade pública, com sede em Goiás;
b) Ter Cadastro atualizado na Plataforma OPP FAPEG.
Cronograma:
– Prazo final para submissão da proposta geral ao H2020 MSCA RISE Call: 28 de abril de 2020.
– Prazo final para a apresentação de propostas à Fapeg: 21 de maio de 2020.

 

Acesse o edital e as diretrizes da Fapeg AQUI.

 

 

 

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.