IF Goiano discute Inteligência Artificial em cerimônia de abertura da 17ª SNCT

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da pró-reitoria de Extensão, realizou na noite da quinta-feira, 8 de outubro, a abertura do Mês da Ciência e Tecnologia do IF Goiano. A cerimônia contou com a participação de diretores-gerais de todas as unidades do IF Goiano e culminou em Roda de Conversa sobre o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, que também é o tema escolhido para 2020 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação (MCTI).

Abrindo a Roda de Conversa, o pesquisador Anthony Abrahan, da Florida International University, discutiu sobre o uso de robôs no contexto da sociedade atual, com o uso da inteligência artificial e com capacidade de tomada de decisões autônomas. “No meu laboratório, trabalhamos com robôs que lidam com lixo nuclear originado na segunda guerra mundial”, explicou. O pesquisador, que tem experiência com sistemas autônomos, que possuem capacidade de tomar decisões e não necessitam de operação manual de pessoas para o funcionamento.

O pesquisador Fábio Rafael Felice, do hub de inovação e empreendedorismo Minas Tecnologia e Inovação, realizou apresentação sobre Internet das coisas e explicou que Internet das coisas é uma rede de objetos, que estão conectados por meio de uma tecnologia embarcada. “Temos aplicações de internet das coisas de, por exemplo, smart home, que trabalha com as coisas mais diversas possíveis. Mas poderíamos, por exemplo, até começar a controlar nossa demanda de suprimentos dentro de casa”, explica.

O evento é parte da programação de atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação (MCTI). No IF Goiano as atividades tiveram início na segunda-feira, 5 de outubro, com atividades do Campus Avançado Ipameri e terminam no dia 31 de outubro, com atividades do Campus Rio Verde.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social do IF Goiano

Posted in Notícias, Notícias CT&I.