Governo lança Inova Goiás

Print Friendly, PDF & Email
Presidente da FAPEG, Maria Zaira Turchi, assina protocolos para investimentos em inovação no Estado de Goias. Foto: Ascom FAPEG.

Presidente da FAPEG, Maria Zaira Turchi, assina protocolos para investimentos em inovação no Estado de Goias. Foto: Ascom FAPEG.

O governo do Estado de Goiás lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (02), o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – Inova Goiás. O objetivo da inciativa é reunir investimentos e ações voltadas ao incentivo da inovação em todo o Estado, melhorando a competitividade por meio da integração entre a academia, o setor produtivo e as instituições governamentais, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), citada na solenidade como uma das principais articuladoras desta política de inovação no Estado.

No total, estão previstos investimentos de cerca de R$ 1 bilhão até 2018 em ações que impactarão tanto o setor privado, quanto a administração pública, de modo a tornar o Estado de Goiás um dos mais produtivos e inovadores do Brasil. Uma dessas ações, apresentada durante a solenidade, foi a apresentação de dois editais publicados, também nesta quarta-feira, pela FAPEG, que buscam financiar a estruturação e manutenção de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e as Incubadoras de empresas de base tecnológica, alguns dos focos do programa Inova Goiás.

De acordo com o governador Marconi Perillo, o Inova Goiás traz o despertar de novas esperanças para o futuro por buscar tornar o Estado um dos mais modernos do Brasil. “Estamos lançando hoje a semente de um futuro altamente promissor para o nosso Estado”, ressaltou. Para isso, segundo ele, as parcerias com essas organizações envolvidas, especialmente das academias, é de extrema relevância para a consolidação do projeto.

O programa
O Inova Goiás é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), com apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e de vários outros órgãos da administração estadual, além de universidades, agências de fomento, federações, setor produtivo e sociedade civil organizada.

Ao todo, cerca de 40 ações serão executadas até 2018 em todas as regiões do Estado, por meio de 16 Rotas da Inovação, ligando polos de excelência que apresentam vantagens competitivas em determinados setores. O objetivo é tornar cada polo uma referência nacional e internacional em inovação no seu setor de atuação. Entre as ações coordenadas pela FAPEG estão investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); fomento a NITs e Incubadoras; estímulo ao depósito e ao licenciamento de patentes; e o Goiás Sem Fronteiras.

Assessoria de Comunicação Social da FAPEG.

Posted in Inova Goiás, Notícias, Notícias FAPEG.