Goiás tem quatro projetos aprovados na Chamada ERC 2019

Goiás teve quatro projetos de pesquisa aprovados na Chamada ERC – CONFAP – CNPq Call 2019, destinada a pesquisadores doutores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras para visitarem projetos de pesquisas europeus financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC).

Os pesquisadores goianos tiveram a oportunidade de participar da chamada graças ao apoio do Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Foram selecionados: Edlaine Faria de Moura Villela (UFG); Luis Vicente Franco de Oliveira (Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica); Marco Antonio Caçador Martins Ferreira (UFG); e Pedro Paulo Chaves de Souza (UFG).(Confira o resultado final da chamada)

O Brasil foi o país com maior número de projetos aprovados, entre os que assinaram o acordo com a Comissão Europeia para 2019 (Veja slides com os dados). Ao todo, foram aprovados 37 pesquisadores de 13 estados brasileiros e Distrito Federal.
O resultado final da Chamada foi disponibilizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Chamada é fruto de acordo (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e que posteriormente incluiu o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições CONFAP, CNPq, FINEP e Comissão Europeia – DG RTD, em maio de 2018.

Foram aprovados 37 pesquisadores, de 13 estados brasileiros e Distrito Federal (SP, RJ, GO, PE, PR, DF, BA, MG,RN, ES, PA, RS, SC, SE) que irão visitar projetos em 12 países europeus (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Itália, Irlanda, Reino Unido, República Tcheca, Suíça, Dinamarca e Portugal).

Em razão da pandemia de Covid-19 os pesquisadores selecionados devem verificar junto aos pesquisadores anfitriões e suas respectivas instituições de pesquisa sede os prazos para mobilidade.

Assessoria de Comunicação Social – Confap, com alteração

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.