Diretoria

Robson Domingos Vieira – Presidente

Robson Domingos Vieira

Robson Domingos Vieira é engenheiro elétrico, graduado pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998), com mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ (2001 e 2005). Entre 2002 a 2005, trabalhou como pesquisador assistente no Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) e realizou diferentes projetos de pesquisas para a Nortel e a Claro. Em 2005, ingressou no Instituto Nokia de Tecnologia como pesquisador especialista, onde permaneceu até 2018, tendo trabalhado em diferentes projetos de pesquisas aplicada com a Nokia CIC, a Nokia Research Center (NRC) e a Microsoft em GERAN/WiMAX/LTE/LTE-A/5G e Wi-Fi, e em atividades regulatórias do uso do espectro na Europa (TV White Spaces) e a padronização das tecnologias GERAN (3GPP), WiMAX (IEEE 802.16m) e WLAN (IEEE 802.11ax). Atuou também como pesquisador associado da Universidade de Brasília (UnB), de 2006 a 2010.

Em 2010, assumiu o cargo de Gerente de R&D no Instituto Nokia e tinha como a principal atividade desenvolver equipes de alto desempenho para atender as atividades de padronização da Nokia e gerar um número expressivo de patentes. Em 2013, atuou como gerente de Linha e foi responsável pela área Hardware & Conectividade no Instituto Nokia composta por 48 engenheiros com diferentes expertises e dois laboratórios (Telecom e Hardware), distribuídos em três cidades: Brasília, Manaus e São Paulo. Em 2014, atuou como Head of Technology do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico com a responsabilidade de liderar e definir a direção tecnológica da empresa através de um roadmap tecnológico, de um portfólio de projetos e parcerias com as universidades.

Em 2016, Robson Vieira fundou a Ektrum com outros especialistas em tecnologia, empresa na qual desenvolve pesquisa aplicada, produtos e consultoria em diversos tópicos relacionados a sistemas 4G/5G. Foi responsável também pelo planejamento estratégico da empresa e desenvolvimento de negócios. Autor de mais de 50 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais na área, com 9 patentes depositadas ou concedidas, e várias contribuições em fóruns internacionais de regulação e padronização (ITU, CEPT/ECC, IEEE, 3GPP).

Marcos Fernando Arriel – Diretor Científico

Diretor Científico

Marcos Fernando Arriel é economista, graduado pela PUC Goiás (1998), especialista em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2002), com mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (PUC Goiás, 2010) e com doutorado em Geografia (UFG, 2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em indicadores econômicos e sociais e economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia goiana, planejamento regional e indústria goiana.

Marcos é Gestor Governamental do Estado de Goiás; Membro do Conselho Administrativo da Organização das Voluntárias de Goiás; Membro do Conselho Científico do Boletim Goiano de Geografia do IESA/UFG; e Membro do Conselho Editorial do Boletim de Estatísticas Públicas da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes).

Atuou como Superintendente de Micro e Pequenas Empresas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de Goiás; Assessor da Superintendência e Gerente de Estudos Socioeconômicos e Especiais do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB); Editor do Boletim de Estatísticas Públicas da Anipes; Membro de banca avaliadora da Escola de Governo Henrique Santillo; Pesquisador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular/Unialfa; Membro do Comitê Técnico Nacional do PIB Municipal do IBGE; Conselheiro efetivo e Vice-presidente do Conselho Regional de Economia 18ª Região – Goiás; Conselheiro da Central de Aquisições e Contratações (Sefaz); Coordenador do Projeto matriz insumo-produto em Goiás (IPEA); Parecerista ad hoc para a UEFS Editoras.

Coordenou e implantou os seguintes projetos principais no Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos: Produto Interno Bruto dos Municípios Goianos, Boletim Conjuntura Econômica Goiana, Índice de Desempenho dos Municípios Goianos, Coletânea do Planejamento em Goiás e Painel das Profissões.