Diretoria

Robson Domingos Vieira – Presidente
Robson Domingos Vieira é engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998), com mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ (2001 e 2005). Entre 2002 a 2005, trabalhou como pesquisador assistente no Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) e realizou diferentes projetos de pesquisas para a Nortel e a Claro. Em 2005, ingressou no Instituto Nokia de Tecnologia como pesquisador especialista, onde permaneceu até 2018, tendo trabalhado em diferentes projetos de pesquisas aplicada com a Nokia CIC, a Nokia Research Center (NRC) e a Microsoft em GERAN/WiMAX/LTE/LTE-A/5G e Wi-Fi, e em atividades regulatórias do uso do espectro na Europa (TV White Spaces) e a padronização das tecnologias GERAN (3GPP), WiMAX (IEEE 802.16m) e WLAN (IEEE 802.11ax). Atuou também como pesquisador associado da Universidade de Brasília (UnB), de 2006 a 2010.

Em 2010, assumiu o cargo de Gerente de R&D no Instituto Nokia e tinha como a principal atividade desenvolver equipes de alto desempenho para atender as atividades de padronização da Nokia e gerar um número expressivo de patentes. Em 2013, atuou como gerente de Linha e foi responsável pela área Hardware & Conectividade no Instituto Nokia composta por 48 engenheiros com diferentes expertises e dois laboratórios (Telecom e Hardware), distribuídos em três cidades: Brasília, Manaus e São Paulo. Em 2014, atuou como Head of Technology do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico com a responsabilidade de liderar e definir a direção tecnológica da empresa através de um roadmap tecnológico, de um portfólio de projetos e parcerias com as universidades.

Em 2016, Robson Vieira fundou a Ektrum com outros especialistas em tecnologia, empresa na qual desenvolve pesquisa aplicada, produtos e consultoria em diversos tópicos relacionados a sistemas 4G/5G. Foi responsável também pelo planejamento estratégico da empresa e desenvolvimento de negócios. Autor de mais de 50 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais na área, com 9 patentes depositadas ou concedidas, e várias contribuições em fóruns internacionais de regulação e padronização (ITU, CEPT/ECC, IEEE, 3GPP).


Marcos Arriel - Diretor FapegMarcos Fernando Arriel – Diretor Científico e de Inovação
Marcos Fernando Arriel é economista, graduado pela PUC Goiás (1998), especialista em Economia Agroindustrial pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2002), com mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (PUC Goiás, 2010) e com doutorado em Geografia (UFG, 2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em indicadores econômicos e sociais e economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia goiana, planejamento regional e indústria goiana.

Marcos é Gestor Governamental do Estado de Goiás; Membro do Conselho Administrativo da Organização das Voluntárias de Goiás; Membro do Conselho Científico do Boletim Goiano de Geografia do IESA/UFG; e Membro do Conselho Editorial do Boletim de Estatísticas Públicas da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes).

Atuou como Superintendente de Micro e Pequenas Empresas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de Goiás; Assessor da Superintendência e Gerente de Estudos Socioeconômicos e Especiais do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB); Editor do Boletim de Estatísticas Públicas da Anipes; Membro de banca avaliadora da Escola de Governo Henrique Santillo; Pesquisador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular/Unialfa; Membro do Comitê Técnico Nacional do PIB Municipal do IBGE; Conselheiro efetivo e Vice-presidente do Conselho Regional de Economia 18ª Região – Goiás; Conselheiro da Central de Aquisições e Contratações (Sefaz); Coordenador do Projeto matriz insumo-produto em Goiás (IPEA); Parecerista ad hoc para a UEFS Editoras.

Coordenou e implantou os seguintes projetos principais no Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos: Produto Interno Bruto dos Municípios Goianos, Boletim Conjuntura Econômica Goiana, Índice de Desempenho dos Municípios Goianos, Coletânea do Planejamento em Goiás e Painel das Profissões.

 

Vanderlei Cassiano - Diretor FapegVanderlei Veget Cassiano Lopes Júnior – Diretor de Programas e Monitoramento
Vanderlei Cassiano Lopes é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2000), com doutorado em Ciências da Informação, pela Universidade de Montpellier, França (2016), tendo sido apoiado pelo CNPq, como bolsista de doutorado pleno no exterior (GDE). Integra, como pesquisador, o laboratório CORHIS (Communication, Ressources Humaines et Intervention Sociale), desde 2016. Sua tese de doutoramento abordou a caracterização normativa do Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, face às recomendações de organismos internacionais atuantes nesse campo. Tal temática ensejou a convalidação do diploma pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, programa que atualmente conta com nota 6, atribuída pela Capes. Vanderlei também é advogado e especialista em Parcerias e Concessões com a Administração Pública, pela Escola de Governo Henrique Santillo (2018). Tem experiência no campo da gestão pública e políticas públicas, políticas de fomento à cultura, fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, com interesse em temas ligados ao direito administrativo, direito internacional, recepção de tratados internacionais pelo ordenamento brasileiro, parcerias da administração pública com a iniciativa privada, formalização de acordos com a administração pública.

Vanderlei pertence, desde 2002, à carreira dos gestores governamentais, especificamente à carreira de Gestor de Finanças e Controle, cargo ligado à Controladoria-Geral do Estado (CGE). No final de 2016 foi aprovado em processo interno de seleção de gerentes, promovido pelo Governo do Estado, passando a assumir a Gerência Científica da FAPEG, no período 2017-2018. Nos dois anos em que esteve à frente da gerência, coordenou a elaboração, lançamento e seleção de mais de trinta editais, atuando também na estruturação e formalização de diversos acordos, termos de cooperação, convênios e outros ajustes, realizados pela FAPEG no período. No segundo semestre de 2018, foi um dos responsáveis pelo estudo e elaboração, e redação de exposição de motivos, da minuta do decreto de regulamentação da lei de inovação do estado, Lei n° 16.922/2010, o marco legal da ciência, tecnologia e inovação em Goiás, que aguarda avaliação final pelo atual governo, para sua publicação.

marcelo teixeiraMarcelo Cunha Teixeira – Diretor de Gestão Integrada
Marcelo Cunha Teixeira é economista, formado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), especialista em Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Analista Governamental do Governo do Estado de Goiás, tendo ingressado no ano de 2007, no serviço público estadual.

Trabalhou na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, antiga Sectec, entre 2007 e 2009, onde atuava na execução orçamentária e financeira, prestação e tomada de contas, contabilidade pública, gestão de contratos e convênios, e no orçamento. Em 2010, ingressou no quadro de servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), como gerente de Administração e Finanças – posteriormente como Gerente de Finanças – oportunidade em que trabalhou em atividades de organização, direção, execução, supervisão, controle e de promoção da gestão orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e de pessoas, gestor financeiro do Siconv, elaboração da proposta orçamentária e Plano plurianual.