Fapeg tem oportunidades em editais de diferentes áreas

Print Friendly, PDF & Email

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás ( Fapeg) está com editais abertos em diferentes áreas do conhecimento, com parceiros nacionais e internacionais. Confira abaixo as oportunidades e os prazos para submeter propostas abertos para Agosto e Setembro:

Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) – Propostas até dia 28 de agosto

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) em parceria com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está com a Chamada Pública nº 04/17 do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) aberta aos interessados. O formulário eletrônico de propostas está disponível no site do Ministério da Saúde e no da Fapeg. A submissão eletrônica das propostas pode ser feita até o dia 28 de agosto.

O objetivo deste edital é aplicar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, no aumento da qualidade de vida da população. Está aberto para proponentes vinculados a instituições de ensino superior, públicas e privadas, sem fins lucrativos, instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), centros de pesquisa e empresas públicas que executem atividade de pesquisa, sediados em Goiás. Como se inscrever, recursos financeiros e demais detalhes, estão no edital.

Medical Research Council (MRC) – Propostas até dia 26 de setembro

Com o objetivo de promover melhorias no sistema de saúde e nos cuidados com a saúde de populações vulneráveis no Brasil, por meio da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), no âmbito do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Medical Research Council (MRC), no contexto do Fundo Newton, estão com a Chamada Pública MRC-Confap Call for Health Systems Research Networks aberta.

As propostas deverão ser elaboradas em inglês de acordo com o documento MRC-Confap guidance for applicants e submetidas, junto aos formulários de custos, até o dia 26 de setembro de 2017. Deverão ser submetidas duas cópias da proposta – uma para o MRC e uma para o Confap. A submissão no sistema do Confap será aceita até as 13 horas, do horário de Brasília, e será realizada apenas por um dos PI brasileiros, definido em comum acordo pelos participantes. Os proponentes britânicos deverão submeter a proposta até as 16 horas (BST), do dia 26 de setembro, no Je-S System.

Para mais informações: Proponentes britânicos: international@headoffice.mrc.ac.uk / Proponentes brasileiros (exceto do Estado de São Paulo): fundonewton.confap@gmail.com. Confira aqui o edital.

Oportunidade em Israel: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC) – Propostas até 15 de dezembro

Foto: Divulgação.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) , no âmbito do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC) estão com inscrições abertas para o envio de propostas de projetos de cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com empresas de Israel. A Chamada é associada e complementar à 4ª Chamada para Apresentação de Propostas Conjuntas para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento entre empresas brasileiras e israelenses do MDIC e da Autoridade Israelense de Inovação (AII).

O objetivo é fomentar empresas brasileiras e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) que desenvolvam projetos em parceria com empresas brasileiras, na concepção e viabilização de projetos de inovação tecnológica em cooperação técnico-científica-empresarial com empresas de Israel, que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial direcionados à comercialização no mercado doméstico ou global.

As propostas deverão ser cadastradas no sistema SIGConfap (http://sigconfap.ledes.net) e enviadas para o e-mail cooperacaointernacional@mdic.gov.br até o dia 15 de dezembro de 2017. Mais informações poderão ser solicitadas pelo e-mail chamadaconfapmdic@gmail.com.

Newton Advanced Fellowship: Áreas de ciências da natureza e ciências médicas – Propostas até dia 6 de setembro
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), no âmbito do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e as UK Academies, pesquisadores pós-doutores sediados em universidades ou instituições de pesquisas brasileiras podem submeter propostas para a Chamada Pública The Newton Advanced Fellowship. Promovida em conjunto pela Academy of Medical Sciences e a Royal Society, no âmbito do Fundo Newton, a Chamada é aberta a pesquisadores de todos os Estados brasileiros para fomentar grupos de pesquisas no Brasil em cooperação com parceiros no Reino Unido, nas áreas de ciências da natureza e ciências médicas.

São elegíveis propostas nas áreas de física, química, matemática, ciências da computação, engenharia, agricultura, biologia e pesquisa médica, arqueologia, geografia, psicologia experimental e clínica ou pesquisa orientada ao paciente. A proposta deverá ser elaborada em conjunto com um parceiro britânico. A submissão será feita por meio do site da Royal Society e o limite para o envio da proposta é o dia 6 de setembro de 2017 (15 horas BST). O cronograma de trabalho deve ser iniciado em março de 2018.

Mais informações: newtonadvancedfellowships@royalsociety.org ou pelo telefone (em inglês) +44 20 7451-2291.

Concurso de comunicação científica: Euraxess Science Slam Brazil – Inscrição até 15 de setembro

EuraxessPesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil têm até o dia 15 de setembro para se inscreverem no Euraxess Science Slam Brazil, um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo, que vai premiar o vencedor com uma viagem para a Europa com direito a visita a um dos centros avançados de pesquisa sediados no bloco. Podem participar estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores e pós-doutores, pesquisadores e professores universitários, de todas as áreas do conhecimento.

Para participar, o candidato deverá inscrever sua ideia de apresentação – em vídeo ou pelo Skype – no site do concurso (scienceslambrasil.com). Serão aceitas as 100 primeiras inscrições no site, que passarão por uma comissão de avaliadores, e das quais serão escolhidas cinco propostas que vão participar da final, no Rio de Janeiro (RJ). A final será realizada no dia 25 de outubro, no Consulado da Itália, no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.