Fapeg participa de solenidade do Prêmio SBPC de Popularização da Ciência

SBPC premiação

Foto: Ana Paula Abrão/PUC Goiás

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Regional Goiás entregou na terça-feira, 18, os troféus e diplomas de mérito do V Prêmio SBPC de Popularização da Ciência, que reconheceu pesquisadores do ensino fundamental à pós-graduação, em seis áreas de conhecimento. A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), no Centro de Goiânia. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participou da solenidade.

Nesta edição, dois pesquisadores da PUC Goiás foram agraciados com a premiação. “Isso para nós é muito bom, muito gratificante ver estudantes recebendo esse reconhecimento de uma entidade como a SBPC”, frisou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, professora Milca Severino. Premiado pelo segundo ano consecutivo, o mestrando da PUC Goiás, Juliano Silvestre, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás, conquistou o terceiro lugar na categoria Música e Artes (F). O egresso em Relações Internacionais Rafael Nunes Rocha foi reconhecido com o terceiro lugar na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (D).

Marcia Pelá

Secretária regional da SBPC Goiás, Márcia Pelá, e o professor do IFGoiano de Rio Verde, Paulo Sérgio Pereira. Foto: In Foco Photos

De acordo com a secretária regional da SBPC Goiás, Márcia Pelá, a premiação foi o fechamento do ciclo de um ano difícil. “Enquanto cientistas, nós precisamos saber que o conhecimento humano produzido pela ciência serve para a vida. Uma das iniciativas chave da SBPC Goiás foi promover visitas às escolas para fazer a ponte entre o conhecimento científico e a sociedade, e integrar a ciência produzida com a ciência ensinada”, disse.

Da UFG, 13 trabalhos acadêmicos receberam o prêmio. A jornalista da Rádio Universitária, Ana Flávia Pereira dos Santos, ganhou o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com a sua proposta de um portal para a socialização do conhecimento científico da UFG. “A ideia de propor a criação de um portal específico para divulgação da ciência feita na UFG surgiu da certeza de que a sociedade tem o direito de conhecer o grande patrimônio que a Instituição tem, e, por outro lado, a UFG tem o dever de contar à sociedade o grande trabalho que desenvolve com o recursos públicos que recebe”, afirmou.

Da UEG,  o trabalho intitulado “Práticas corporais de aventura: Possibilidade de ensino da escalada nas aulas de educação física escolar no ensino fundamental”, foi premiado em 2º lugar na área das Ciências Humanas e Sociais, e foi desenvolvido pelos estudantes Wemerton Martins, Lorraine Silva e Diogo Geraldo da Silva Guedes do curso de Educação Física do Câmpus Faculdade do Esporte Eseffego. Na área de Ciências Biológicas, a UEG foi contemplada com o 1º, 2º, 3º, 5º e 6º lugar da premiação. Os trabalhos vencedores são de estudantes vinculados ao mestrado ou doutorado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC), do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) e egresso do curso de Ciências Biológicas.

Foram inscritos 102 trabalhos no total, tanto da graduação quanto de pós-graduação, das principais instituições de ensino superior de Goiás. Os ganhadores foram estimulados a falar sobre seus trabalhos para estudantes do ensino básico. Mais instituições de ensino superior foram premiadas.

Amigos da Ciência

Além da premiação dos trabalhos acadêmicos, foi entregue também o reconhecimento aos Amigos da Ciência, ou seja, às pessoas e instituições que contribuíram, de alguma forma, para o avanço da Ciência e Tecnologia no Estado de Goiás. A Associação de Docentes da UFG (Adufg) foi uma das premiadas. O presidente do sindicato, Flávio Alves da Silva, diz que a Adufg sempre foi parceria da SBPC, que desenvolve um papel importante pela pesquisa em Goiás.

Flávio também destacou a importância da preservação da ciência no contexto atual. “No próximo governo teremos muitos desafios. Temos que lutar pela Fapeg. Sempre participo dos editais, sou pesquisador, sei da importância do seu papel nas nossas pesquisas. Os investimentos em ciência e tecnologia caíram drasticamente no Brasil. Isso é lamentável. País que deixa de investir em ciência e tecnologia é país sem futuro. A ciência tem que estar em todo lugar, desde o ensino fundamental”, afirmou.

Este ano, receberam o mérito Amigos da Ciência: Adufg-Sindicato; Universidade Federal de Goiás (UFG); Associação de Pós-Graduandos (APG/ UFG, ; deputado Francisco de Oliveira; diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Integral (Cepi), Pedro Gomes, Professor Jose Joaquim Gomes Neto; o professor do Colégio Estadual Professora Alzira Alves de Queiroz, Lucas Filho; e o professor do IFGoiano de Rio Verde, Paulo Sérgio Pereira.

Prêmio SBPC PUC Goiás

Foto: Ana Paula Abrão/PUC Goiás

O professor Romão, conselheiro nacional da SBPC, relembrou que há 20 anos estava engajado na luta pela ciência em Goiás que culminou na criação da Fapeg. “Naquela época estávamos em último lugar [na produção de ciência] e agora somos os terceiros no país. Nossa luta serviu para isso e agora é pela preservação da Fapeg que hoje é um patrimônio que deve ser valorizado por toda a comunidade científica”.

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, agradeceu o carinho e as palavras dos demais professores e destacou também o papel da SBPC pelo fomento da ciência no Estado. “Não é possível nenhum desenvolvimento sem o conhecimento e a tecnologia que a ciência propicie para transformar em emprego e riqueza”, disse e salientou que entre os premiados da noite estavam pesquisadores que receberam apoio da Fapeg.

A premiação
Promovida pela primeira vez em 2013, o Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência é realizado anualmente com foco em trabalhos para a divulgação científica a leigos. Neste ano, foram selecionados trabalhos oriundos de seis áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas; Letras e Linguística; Música e Artes.

Lista com os premiados

Fonte: PUC Goiás, UFG, Adufg e UEG

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.