Fapeg participa de Fórum Nacional do Confap, em Aracaju

Print Friendly, PDF & Email

A capital de Sergipe, Aracaju, receberá nos dias 18 e 19 de maio a segunda edição do ano de 2017 do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) será a anfitriã do evento, que será realizado no Hotel Real Classic (Av. Santos Dumont, s/n – Coroa do Meio, Aracaju-SE).

A cerimônia de abertura do Fórum terá início às 10h do dia 18 e terá a presença de diversas autoridades, entre elas a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi (que preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg), e o presidente da Fapitec, José Heriberto Pinheiro Vieira. Também estarão presentes representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Financiadora de Estudos e Projetos, (Finep); Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Governo do Estado de Sergipe.

Ainda na manhã do primeiro dia de evento será realizada uma mesa redonda, com representantes do MDIC, Embrapii e Finep, sobre o apoio à inovação tecnológica. O período vespertino será destinado à realização de um debate sobre os desafios do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a importância do terceiro setor e os desafios da pesquisa no Brasil e, finalizando o primeiro dia de Fórum, uma mesa redonda com representantes do MCTIC e das agências federais de fomento, sobre o fomento à pesquisa no Brasil.

O segundo dia de Fórum será marcado por uma palestra sobre políticas públicas do Banco do Nordeste e visão empreendedora com inovação tecnológica. Também será realizada uma mesa redonda sobre a evolução da ciência e tecnologia ao longo dos últimos 10 anos, com representantes de instituições de pesquisa e fomento de Sergipe. Em seguida, serão realizadas deliberações internas do Confap, as considerações finais por parte dos participantes e o encerramento do Fórum. Apenas a cerimônia de abertura será aberta ao público; as demais palestras serão transmitidas on-line pelos canais da Fapitec/SE.

Relações internacionais
No dia 17, a partir das 14h, antecedendo ao Fórum, será realizado um workshop com informações e orientações sobre Relações Internacionais, com representantes da assessoria internacional do Confap, destinado a esclarecer dúvidas e comunicar detalhes de parcerias internacionais a membros das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Este evento será destinado aos representantes das Fundações interessados neste tipo de cooperação.

Acesse aqui a programação completa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Confap.

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.