Fapeg lança mais de 20 editais e fortalece parcerias em 2017

O lançamento de 24 editais, o fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais, missões, participações em eventos e congressos e o fomento a projetos de pesquisas e apoio à formação de recursos humanos marcaram as ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) neste ano e contribuíram para o avanço e o desenvolvimento da ciência e da inovação no estado de Goiás. Para a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, 2017 foi um ano com resultados exitosos.

As ações desenvolvidas pela Fapeg atendem às demandas da comunidade científica e estão alinhadas ao plano do Governo de Goiás para o desenvolvimento do estado por meio da ciência e da inovação. “É preciso investir em ciência, tecnologia e inovação para que este investimento se transforme em produção do conhecimento, e para que isso gere riqueza para o estado e oportunidade para as pessoas. E, nesse escopo, que é nossa missão, este ano foi excelente”, diz Zaira.

Bolsas Mestrado e Doutorado
Uma das demandas da comunidade acadêmica é por bolsas de formação em nível de mestrado e doutorado. A presidente lembra que desde 2012 a Fapeg lança editais para bolsas de mestrado e doutorado apoiando a formação de recursos humanos altamente qualificados pelos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS). Só em 2017, mais de 230 bolsistas foram contemplados por meio da Chamada Pública 03/2017.

Além desse edital que contou com recursos da Fapeg, ainda foi lançado no segundo semestre, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um edital para Bolsas de Mestrado e Doutorado, no valor de quase R$80 milhões. Oitenta pesquisadores foram contemplados. A presidente da Fundação ressalta que este acordo demonstra que a Fapeg está consolidada e essa credibilidade conquistada nacional e internacionalmente possibilita a assinatura do novo acordo com a Capes.

Além dessa parceria com a Capes, Zaira ressalta o importante diálogo estabelecido com as agências federais e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) em 2017. “Foi um ano em que tivemos uma interlocução que propiciou um avanço nas parcerias conjuntas com o CNPq, Capes, Finep, Ministério da Saúde. Pudemos implementar programas relevantes Pronem e Pronex, num esforço muito grande do CNPq para honrar este compromisso junto as FAPs.”

Editais de Fluxo Contínuo e a Internacionalização
Quase 350 pesquisadores, por meio da Chamada Pública 01/2017, receberam apoio para a Participação em Eventos Científicos e/ou Tecnológicos em países como Portugal (33), Espanha (22), Estados Unidos (21), entre outros; e no País, em São Paulo (35), Rio de Janeiro (20), Santa Catarina (16), entre outros.

Foram realizados 207 eventos por meio da Chamada Pública 02/2017 de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos, e de Inovação de Abrangência Nacional ou Internacional no estado de Goiás. Essas duas Chamadas são de fluxo contínuo, ou seja, estão abertas ao longo do ano e têm como objetivo manter o apoio da Fapeg à difusão do conhecimento científico produzido no Estado.

A presidente da Fapeg ressalta que esses editais são de extrema relevância, porque por meio deles se constroem redes e parcerias entre os grupos de pesquisa de Goiás e de outros estados e países. “Esse apoio tem contribuído para aumentar a inserção dos grupos de pesquisa das instituições sediadas em Goiás no contexto internacional, o que justifica fortemente as ações que a Fapeg tem feito na área da internacionalização”, diz.

Por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), também presidido por Zaira, a Fapeg tem participado de editais de extrema relevância para o estado de Goiás. “Em todos os editais que concorremos, a Fapeg sempre recebeu propostas altamente qualificadas e que foram contempladas destacando a pesquisa de ponta realizada em Goiás” afirma.

Uma dessas parcerias internacionais é o Mobility Confap Italy Call (MCI), em que foram selecionados pesquisadores de instituições goianas, dentre os 29 selecionados de todo o País. Outras chamadas foram Researcher Connect e o Researcher Links, ambos em parceria com o British Council, e que também tiveram pesquisadores de instituições goianas selecionados.

Na parceria internacional, destacam-se ainda a adesão aos editais lançados pelo Confap em parceria com: British Council, Institutional Links Inovação Social; European Research Council (ERC), Call For Expression of Interest; UK Academies, The Newton Advanced Fellowships, Newton Mobility Grants e Newton Advanced Fellowships; MRC, Call For Health Systems Research Networks; Water JPI, Water Joint Programming Initiative.

Encontram-se abertos os editais de Apoio a projetos de cooperação internacional para inovação entre empresas brasileiras e alemãs e também entre empresas brasileiras e israelenses, ambos em parceria com MDIC; editais com a parceria da UK Academies para a vinda de pesquisadores do Reino Unido ao Brasil para a realização de atividades de pesquisa, em colaboração com pesquisadores locais.

A presidente destaca que esse fortalecimento das parcerias internacionais vai ao encontro, mais uma vez, dos planos do Governo de Goiás de internacionalizar Goiás, citando como exemplos os programas Goiás Sem Fronteiras, e do foco em inovação com os programas Goiás Mais Competitivo e o Inova Goiás.

Últimos editais lançados
Só neste ano foram lançadas 24 chamadas públicas, sendo as últimos três neste mês de dezembro: Apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas emergentes de base tecnológica (Startups); Subvenção econômica à inovação; e Apoio à estruturação de parques tecnológicos – as duas últimas com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). São editais voltados para a área da inovação, com investimentos de R$ 28,5 milhões.

Em 2018, a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, afirma que a Fapeg dará continuidade as ações de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ampliando e fortalecendo as parcerias nacionais e internacionais.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.