Fapeg e IF Goiano discutem desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovação no interior do Estado

Reuniao Fapeg e IF goiano

Foto: Ascom Fapeg.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira, recebeu na manhã da quinta-feira, dia 28 de fevereiro, na sede da Fapeg, em Goiânia, o reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente Pereira de Almeida, acompanhado do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Fabiano Guimarães, e do diretor geral do Polo de Inovação Rio Verde, Alaerson Geraldine. A reunião tratou de possibilidades de ampliação de investimentos nas unidades e atividades de pesquisa da universidade, sobretudo na questão da inovação e da ciência aplicada.

De acordo com o reitor Vicente Pereira, o Instituto tem fortalecido sua atuação e hoje está presente em 12 cidades no interior, sendo responsável por boa parte das pesquisas voltadas ao agronegócio desenvolvidas dentro do Estado. Ele destacou a atuação que o campus Rio Verde tem feito, sobretudo na estruturação do Polo de Inovação, que hoje abriga uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e desenvolve pesquisa aplicada e parcerias com o setor empresarial nessa área.

Para o presidente Robson Vieira, as colocações apresentadas vão ao encontro das orientações definidas pelo governador Ronaldo Caiado, no sentido de aproximar ainda mais os setores acadêmico e empresarial, de modo a se criar novos produtos e procedimentos, beneficiando a economia e o desenvolvimento do Estado. Ele afirmou, ainda, que a Fapeg deverá lançar e breve editais com foco em jovens pesquisadores e na integração entre os Programas de Pós-Graduação e a indústria.

Reuniao Fapeg e IF Goiano

Foto: Ascom Fapeg.

Parcerias
A Fapeg e o IF Goiano desenvolvem parcerias de longa data. No setor de inovação, além da formação de recursos humanos qualificados para a ciência, com a disponibilização de bolsas em diferentes níveis, a Fapeg também possui cooperação com o IF Goiano e a Embrapii, por meio de convênio para apoio à pesquisa voltada ao desenvolvimento de tecnologia, no Polo Embrapii de Tecnologias Agroindustriais (PETAgro), em Rio Verde (GO). O termo foi assinado em março de 2018, no valor de R$ 4,750 milhões.

Além disso, o IF Goiano também foi contemplado em diversas chamadas públicas, com destaque para a estruturação de incubadora de empresas e pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O NIT é responsável por amparar os pesquisadores na proteção dos resultados de suas pesquisas, como patentes de invenção, registro de programas de computador, desenho industrial e marcas, favorecendo o processo de transferência de tecnologias e transformação de conhecimento em riqueza.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.