Fapeg divulga resultado preliminar da Fase I do Programa Centelha 2

Print Friendly, PDF & Email

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou nesta terça-feira, dia 18, o resultado preliminar da Fase I do Programa de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadoras, o Programa Centelha 2. Foram selecionadas 200 ideias inovadoras nesta etapa. Segundo o edital, o prazo para interposição de recursos administrativos vai do dia 19 (quarta-feira), até as 23h59 do dia 1º de fevereiro. Os proponentes que desejarem fazer contestação devem preencher o formulário dinâmico disponibilizado na plataforma HelpDesk do programa  https://www.helpdeskcentelha.com.br/.

O resultado final desta etapa será divulgado no dia 21 de fevereiro. Nesta fase, foi avaliado o potencial de inovação da proposta considerando aspectos como: relevância, tamanho, abrangência e tendências de mercado; o produto proposto e as tecnologias envolvidas; a capacidade técnica e gerencial da equipe. A lista com os nomes dos selecionados pode ser acessada aqui. Ela foi elaborada por ordem decrescente de notas, sendo que o resultado obtido nesta etapa não compõe as notas dos projetos nas fases posteriores da seleção.

As próximas etapas do processo de seleção envolvem a fase 2, Projeto de Empreendimento, quando será avaliado o potencial de mercado e plano de negócios de acordo com os critérios em relação aos projetos de desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores; e a fase 3, Projeto de Fomento, que prevê avaliação do planejamento físico financeiro da proposta inovadora apresentada.

Ao final das três etapas previstas, serão selecionados até 50 projetos de inovação em fase inicial, quer seja em estágio de ideação ou prototipação que poderão receber até R$ 60 mil para que sejam alavancadas e recebam um impulso para que surja um novo empreendimento. O investimento é em forma de subvenção econômica, isto é, recurso não reembolsável.

As propostas selecionadas poderão contar, também, com bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e com capacitações e mentorias on-line ou presenciais a serem oferecidas pelas Entidades Promotoras, Executoras e Rede de Parceiros do Programa, com o intuito de alinhar conceitos importantes para que possam aprimorar suas ideias e projetos e transformá-los em empreendimentos de sucesso.

Total de inscrições

O Centelha 2 foi lançado no Estado de Goiás no dia 15 de setembro de 2021. Foram inscritas 451 ideias inovadoras e 1213 empreendedores foram cadastrados no sistema. Conforme o edital, a divulgação do resultado final de todo o processo seletivo está prevista para o dia 29 de julho de 2022. O prazo para constituição da empresa e inserção de documentos para contratação na Plataforma da Fapeg é de até 60 dias após a divulgação do resultado final e de até 90 dias após a divulgação do resultado final para a contratação dos projetos de fomento.

Centelha
O Centelha é executado pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O principal objetivo da iniciativa é estimular a criação de negócios inovadores e fomentar a cultura empreendedora no estado.

O Centelha 2 tem como objetivo estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Goiás.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.