Fapeg divulga resultado preliminar da Fase 2 do Programa Centelha

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou nesta terça-feira, dia 11, o resultado preliminar da Fase 2 do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha Goiás. Das 202 propostas aprovadas na fase 1 que concorreram, 100 ideias foram selecionadas, preliminarmente, nesta segunda etapa. Agora, as propostas entram para a terceira e última fase do programa, a fase final, quando serão selecionados 28 projetos inovadores que vão contar com recursos não reembolsáveis de até R$ 60 mil cada um.

Foram 66 propostas selecionadas de Goiânia, 10 de Rio Verde, quatro de Catalão, quatro de Aparecida de Goiânia, três de Anápolis, dois de Jataí e uma em Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Corumbá de Goiás, Formosa, Goianira, Itumbiara, Quirinópolis, Rubiataba, Trindade, Uruaçu e Valparaíso de Goiás. Na contagem por mesorregião, ficam assim distribuídas: 77 no Centro Goiano, 19 no Sul, três no Leste e uma no Norte.

Na contagem das 15 áreas temáticas, ficaram na Tecnologia Social (20), Inteligência Artificial e Machine (12), Química e Novos Materiais (12), Biotecnologia e Genética ( 9), TI e Telecom (9), Automação (7), Design (6), Mecânica e Mecatrônica (6), Nanotecnologia (4), Big Data (4) Internet das Coisas (IoT) (3), Manufatura Avançada e Robótica (3), Realidade Virtual (3), Eletroeletrônica (1), e Geoengenharia (1).

Com relação ao estágio de desenvolvimento dos projetos 44 já estão com protótipos testados, 25 com protótipo conceitual, 14 produto em busca de comercialização pioneira, nove com protótipos finalizados e oito em fase de ideia.

Terceira fase
A terceira fase consiste na submissão dos Projetos de Fomento, e o prazo para submissão das propostas vai de 5 a 16 de março. O candidato deve fazer uma apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto, considerando o plano de desenvolvimento do produto e tecnologia, o plano de implementação da empresa, a competência técnica e gerencial da equipe e o plano de aplicação dos recursos e cronograma. O resultado final do programa com publicação no Diário Oficial está previsto para 24 de abril.

Recurso

Os candidatos têm prazo de 12 a 21 de fevereiro para interposição de recursos administrativos diante dos resultados da Fase 2. Os interessados podem solicitar o parecer com a avaliação pelo e-mail centelha.fapeg@goias.gov.br  e enviar o recurso pelo mesmo e-mail ou no protocolo da Fapeg, Rua Dona Maria Joana (travessa da Avenida 83), nº 150, Setor Sul, das 8 às 18 horas.

Centelha
O Centelha é executado pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O principal objetivo da iniciativa é estimular a criação de negócios inovadores e fomentar a cultura empreendedora no estado.

O programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.