Fapeg divulga resultado preliminar da fase 1 do Programa Centelha

As 200 ideias inovadoras selecionadas para a segunda fase do Programa de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha Goiás) foram divulgadas, preliminarmente, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), nesta terça-feira, dia 12. O prazo para interposição de recursos administrativos começa a contar a partir desta quarta-feira, dia 13, e vai até o dia 22. O resultado final da fase 1 será divulgado no dia 2 de dezembro.

O Centelha Goiás foi lançado no dia 5 de setembro e teve suas inscrições encerradas no dia 21 de outubro. O Estado contabilizou 917 ideias inscritas e 2.185 empreendedores cadastrados. O resultado final com publicação no Diário Oficial está previsto para o dia 17 de abril de 2020. O Programa abriu 28 vagas e cada selecionado vai receber R$ 60 mil, não reembolsáveis, além de capacitações, para tirar sua ideia inovadora do papel e transformá-la em um negócio de sucesso (startups).

Próximas etapas
A partir do dia 3 de dezembro começa a fase 2, de submissão dos Projetos de Empreendimento, quando os selecionados devem elaborar o projeto detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia virar um bom negócio, considerando o fornecimento de valor do produto, grau de inovação e nível de domínio das tecnologias envolvidas, o potencial de mercado e o fator de risco. A fase 2 é classificatória e passarão para a próxima fase até 100 projetos. O prazo para submissão dos projetos vai até o dia 13 de dezembro.

A terceira fase consiste na submissão dos Projetos de Fomento, que vai de 18 de fevereiro a 2 de março, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto, considerando o plano de desenvolvimento do produto e tecnologia, o plano de implementação da empresa, a competência técnica e gerencial da equipe e o plano de aplicação dos recursos e cronograma. (Veja detalhes no edital).

Centelha
O Centelha é executado pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O principal objetivo da iniciativa é estimular a criação de negócios inovadores e fomentar a cultura empreendedora no estado.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.