Fapeg divulga Programa Centelha durante evento da PUC Goiás

Print Friendly, PDF & Email

Reunião SEAPA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), representada pelo gerente de Inovação, Edson Manica; pela coordenadora de Seleção em Inovação, Polyana de Almeida Borges Mendonça, e pela analista de Gestão Governamental, Maria Giovane Oliveira da Luz, participou nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6, das atividades da 49ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (SIAP) da Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O evento aconteceu no formato on-line pela plataforma Zoom, e reuniu cerca de 400 professores das escolas de Direito, Negócios e Comunicação; de Ciências Médicas e da Vida; Politécnica e Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC.

A equipe da Fapeg apresentou o Programa Centelha e destacou a sua importância para a academia e para o empreendedorismo inovador em Goiás. Manica anunciou a preparação para o lançamento da segunda edição do Programa, ainda neste semestre.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, Milca Severino, ressaltou que “a academia necessita de projetos como o Centelha e que iniciativas como esta são muito bem-vindas”. O coordenador da Agência de Inovação PUC Goiás, professor Antônio José Porto Bandeira comentou sobre a grande participação dos docentes e discentes da instituição na primeira edição do programa e lançou o desafio para elevar ainda mais o número de participações no Centelha II.

Para Edson Manica, o sucesso do Programa Centelha passa pelo relacionamento da Fapeg com os parceiros. “A PUC Goiás é uma grande parceira para a execução do Programa, contribuindo com a divulgação junto à comunidade acadêmica e oferecendo suporte aos discentes e corpo técnico que desejam submeter suas ideias”.

Na primeira edição do Programa  Centelha, lançada  em  2019, foram fomentados 28 projetos, ou seja, 28 novos CNPJs foram constituídos no Estado. Nesta segunda edição o Programa Centelha vai ampliar o número de vagas. Serão selecionadas 50 propostas.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Para impulsionar a transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso, o programa oferece cerca de R$ 60 mil para cada projeto selecionado, em forma de subvenção econômica para auxiliar no desenvolvimento de soluções inovadoras, além de capacitações e suporte com especialistas em gestão, vendas, marketing, desenvolvimento de produto e outros temas relevantes para a formação empreendedora da equipe para transformar ideias inovadoras em novos negócios.

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.  Em Goiás o Centelha é executado pela Fapeg e uma rede de parceiros.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.