Fapeg discute cooperação para pesquisas voltadas ao setor elétrico com a Aneel

Print Friendly, PDF & Email

Presidente da Fapeg e do Confap, Maria Zaira Turchi, participou das discussões do encontro. Foto: Divulgação.

Representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e de Fundações de nove estados brasileiros, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), estiveram em João Pessoa (PB) na última terça-feira, dia 1º de agosto, para participar de uma reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com instituições de pesquisa das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo do encontro foi construir conjuntamente soluções para a melhor integração entre os institutos de pesquisa, universidades e as agências de fomento à pesquisa dessas regiões com as empresas do setor elétrico reguladas pela Aneel, bem como a indústria, visando à promoção da inovação nos projetos de P&D no âmbito da agência.

Participaram da reunião a presidente da Fapeg e do Confap, Maria Zaira Turchi, e os presidentes das Fundações da Paraíba (Fapesq), Claudio Furtado – vice-presidente do Confap; Amapá (Fapeap), Mary de Fátima Guedes dos Santos; Maranhão (Fapema), Alex Oliveira; Piauí (Fapepi), Francisco Guedes; e Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes. Também estiveram presentes representantes das Fundações de Pernambuco (Facepe), Rio Grande do Norte (Fapern) e Minas Gerais (Fapemig).

A reunião contou, ainda, com a presença de diretores e representantes da Aneel, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na ocasião foram apresentadas e discutidas com as instituições convidadas as potencialidades e melhorias dos Programas de P&D para essas regiões.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Confap.

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.