Evento discute 10 anos de cooperação internacional entre Brasil e UE

BR-EU International cooperation in STI under Horizon 2020 and perspectives under Horizon EuropeSerá realizado nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 8h30, no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, o Cooperation in Research & Innovation, um evento que vai discutir os dez anos da cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Brasil e a União Europeia. A presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e também presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participa do evento.

Recentemente, a cooperação Brasil-UE foi reforçada por um acordo administrativo assinado entre a Directorate-General for Research and Innovation of the European Commission, o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), o CNPq e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O objetivo do evento é apresentar o que foi desenvolvido nos últimos dez anos em termos de cooperação internacional e disseminar as oportunidades no âmbito do Horizon 2020. Além disso, as discussões visam traçar futuros caminhos de cooperação a partir do programa, ainda em construção, Horizon Europe.

Entre as atividades programadas para o evento, que contará com a participação de representantes da Comissão Europeia, está uma mesa redonda com as agências de fomento, além de apresentação dos mecanismos de cofinanciamento do Brasil e de boas práticas de cooperação no contexto do H2020.

Durante a tarde será realizado um Training Camp, que visa abordar como os esquemas brasileiros de cofinanciamento de apoio aos programas de pesquisa europeus podem se alinhar com as oportunidades de cooperação internacional oferecidas pelo programa Horizon 2020. O evento é apoiado pelo projeto H2020 Incobra, que visa a orientar, aumentar e aprimorar as atividades de cooperação em atores de Pesquisa e Inovação do Brasil e da União Europeia.

A sessão da manhã do evento será realizada em inglês e português e contará com serviços de tradução, já a sessão da tarde será realizada em português.

Confira a programação em português.

Confira a programação em inglês.

Coordenação de Comunicação Social do Confap, com alterações

Posted in Notícias, Notícias CT&I.