Encontro virtual marca início da etapa de acompanhamento de empresas selecionadas pelo Centelha Goiás

Centelha Go

A etapa de Acompanhamento das empresas selecionadas por meio da Chamada Pública 03/2019 – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha Goiás) terá seu início oficial no próximo dia 15. As novas empresas passarão a incrementar o ecossistema de inovação no Estado. Agora as empresas, já constituídas, terão 12 meses para execução dos projetos e aplicação dos recursos. Em Goiás, 21 empresas já foram contratadas e outras sete suplentes têm prazo até o dia 23 de novembro para a assinatura do termo de outorga.

Nesta quinta-feira, 15, marcando o encerramento das etapas de seleção do programa, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), executora do programa no Estado e responsável pelo acompanhamento dos projetos, preparou um encontro virtual dos novos empresários com o secretário estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Márcio César Pereira; o presidente da Fapeg, Robson Vieira;  o diretor executivo do Centro de Empreendedorismo Inovador (CEI) da Fundação Certi, Leandro Carioni ; e os analistas Vitor Kappel e Luiz Antônio Coelho Lopes, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com o objetivo de orientar sobre a execução desta nova fase do programa, como melhor aproveitar os recursos concedidos como subvenção econômica e prestar informações sobre as exigências legais de prestação de contas.

Esta etapa de Acompanhamento tem como foco acompanhar, orientar e avaliar o grau de cumprimento dos planos de trabalhos propostos, o desenvolvimento do negócio; e o desenvolvimento do produto ou serviço inovador. As novas empresas vão receber suporte para que consigam, durante o período de utilização dos recursos, desenvolver seu produto, capacitar sua equipe e ter acesso a potenciais clientes e investidores. O coordenador técnico do projeto selecionado será responsável pela sua execução, pela utilização adequada dos recursos e pela elaboração de relatórios técnicos e financeiros descritivos das atividades e dos dispêndios efetivamente realizados que deverão ser apresentados à Fapeg.

O Centelha é uma iniciativa que busca estimular o empreendedorismo inovador e a geração de novos empreendimentos de base tecnológica alinhados com as vocações de desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico do Estado.
Em Goiás, o programa foi lançado no dia 5 de setembro de 2019 e teve suas inscrições encerradas no dia 21 de outubro. Foram contabilizadas 917 ideias inscritas inicialmente e 2.185 empreendedores cadastrados, sendo 202 ideias aprovadas na primeira etapa, 102 na segunda e 28 nesta fase final.

Goiás contou com a mobilização de diversos parceiros na articulação institucional dos atores dos variados ecossistemas que contribuíram para a melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos submetidos tais como incubadoras, aceleradoras de empresas, espaços de coworking, parques, laboratórios e polos tecnológicos.
O Centelha Goiás é promovido pelo Governo do Estado por meio da Fapeg, em parceria com o MCTI, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação CERTI.

Assessoria de Comunicação – Fapeg

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.