Emater inaugura complexo de laboratórios agrícolas

complexo de laboratórios da emater

Foto: Nivaldo Ferr

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), inaugurou nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, o complexo de laboratórios que vai integrar o novo Centro de Inovação Rural de Goiás que está sendo construído no Centro de Treinamentos da Emater (Centrer), localizado no setor Chácaras Califórnia, ao lado do Campus II da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. A inauguração contou com a presença de servidores, parceiros e autoridades, entre elas o governador do Estado, José Eliton de Figueirêdo Júnior. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, e o diretor científico da Fundação, Albenones José de Mesquita, também participaram do evento.

Construído em 15 meses, com investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões, o complexo de laboratórios foi equipado por meio de demanda parlamentar da senadora Lúcia Vânia, na ordem de R$ 1,1 milhão. As unidades laboratoriais vão proporcionar a realização de pesquisas, prestação de serviços e capacitações nas áreas de fitopatologia e sementes; cultura de tecidos, biofábrica e biotecnologia; entomologia e controle biológico, solos e resíduos. O complexo ganhou também uma agroindústria de alimentos para projetos na área social. O objetivo é que as unidades impulsionem pesquisas aplicadas com foco na resolução de problemas enfrentados por produtores rurais goianos.

Os laboratórios são as primeiras obras do Centro de Inovação Rural que está sendo construído e que vai reunir ainda, em um único complexo, a estrutura central administrativa e o Centro de Treinamento da Emater, que já conta com espaços didáticos, auditório e hospedaria, que serão ampliados e revitalizados, com a entrega de obras prevista para 2019.

De olho no futuro

O governador José Eliton de Figuerêdo Junior comentou que o objetivo é transformar a Emater em uma Agência com perfil de inovação ao investir em setores fundamentais. Ele ressaltou que investir em ciência e tecnologia “é fundamental para o desenvolvimento do Estado e da Nação” e apontou que os laboratórios representam um salto qualitativo para o setor agropecuário de Goiás, “pois vão promover um impacto profundo para as próximas gerações”, disse José Eliton. “Governar não é olhar só para o hoje, é olhar para o futuro, para o amanhã”, afirmou, destacando a importância do complexo de laboratórios para o atendimento aos produtores rurais que enfrentam dificuldades no acesso às novas tecnologias.

laboratório emater inauguração

Foto: Nivaldo Ferr

O presidente da Emater, Pedro Arraes, agradeceu ao governador José Eliton e à senadora Lúcia Vânia pelo apoio fundamental para a implantação do projeto entregue à sociedade. Afirmou que o que está sendo feito é a revitalização da Emater como uma nova Agência de Inovação Rural sustentada por dois pilares: a assistência técnica e a pesquisa com o objetivo de aumentar a renda e o atendimento aos pequenos produtores, dar respostas a problemas agropecuários e contribuir para o crescimento da economia e desenvolvimento do Estado de Goiás.

O secretário de Desenvolvimento, Tito Amaral, destacou o empenho do presidente da Emater para que a obra fosse entregue no prazo previsto e com a qualidade necessária. “Sem o esforço, a dedicação e a intransigência do Pedro Arraes, não estaríamos entregando essa obra agora” comentou.

“O objetivo é que os laboratórios sejam espaços para desenvolvimento de tecnologias que os técnicos irão levar para o produtor e adaptar às propriedades rurais”, explicou a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso.

Assessoria de Comunicação Social com informações da Gerência de Comunicação para Inovação – Emater

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.