Curso de Fisioterapia da Eseffego comemora 25 anos

abertura da solenidade dos 25 anos do curso de fisioterapia uegO curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Eseffego, comemorou no sábado, 7 de dezembro, o seu Jubileu de Prata. Os 25 anos de existência do curso foram comemorados no auditório do Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia, e reuniu cerca de 200 pessoas entre alunos, professores e fisioterapeutas egressos.

Primeiro curso de Fisioterapia do Centro-Oeste do Brasil e o único a oferecer a formação gratuita e de qualidade em Goiânia. Sempre foi avaliado com nota máxima no Enade-MEC e recebeu nota 4 na última avaliação. É um dos cursos mais concorridos no vestibular da UEG, possui 80% de professores efetivos, com atividades voltadas para o ensino, pesquisa científica e atividades de extensão. Além do aspecto da formação profissional, o aluno do curso de Fisioterapia também é preparado para atuar em pesquisas científicas. Grande parte das pesquisas desenvolvidas no curso conta com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

O curso tem ainda um grande impacto social, pois desenvolve atividades de estágio e práticas na Clínica Escola de Fisioterapia da UEG (criada em 1998) e em instituições conveniadas com a Universidade como o Hospital das Clínicas, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).25 anos do curso de fisioterapia ueg eseffego

Foram 41 turmas formadas, mais de mil fisioterapeutas graduados. O fisioterapeuta graduado na UEG possui formação generalista, portanto, é um profissional capacitado para atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, postos de saúde para atender a população em todos os níveis de atenção à saúde (primária, secundária e terciária) e em todas as faixas etárias.

O evento
jubileu do curso de fisioterapia ueg/eseffegoO evento foi aberto pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Cibelle Formiga, pelo coordenador pedagógico do Campus Eseffego, Flávio Ayres, e pela Pró-Reitora de Extensão, Suely Cavalcante Bastos, representando na ocasião o reitor inteiro da UEG, Rafael Gonçalves Santana Borges.

Na ocasião foram homenageados os professores que criaram o projeto do curso, professores Darcy Cordeiro e Jandira Pires, e os pioneiros responsáveis pela implantação da matriz curricular do curso: Adriano Jabur Bittar, Cristina Lopes Afonso, Eglacy Cosenza da Silva, Erso Guimarães, Ilza Maria Guedes Torquato Paredes, João do Santos Dangoni, Kátia Gomes Paiva, Maria Cristina de Freitas Bonetti, Maria Helena Teixeira de Brito (secretária acadêmica), Nilo Machado Júnior, Patrícia Luz Almeida Leroy, Priscila Oliveira da Costa, Rogério Assunção Tannús, Sinésio Virgílio Alves de Melo e Wanderley de Paula Júnior. Fizeram parte da coordenação do curso os professores Adriano Luis Fonseca, Eglacy Cosenza da Silva, Leonardo Lopes do Nascimento e Renato de Castro Spada Ribeiro.jubileu de prata do curso de fisioterapia da ueg

Dois vídeos organizados pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia foram apresentados; o primeiro homenageando os professores do curso e o segundo vídeo relembrou acontecimentos que marcaram a trajetória de 25 anos do curso.

A seguir, alguns dos Projetos de Pesquisa e Extensão dos últimos anos:

1) Ações de promoção e atenção à saúde envolvendo adultos e idosos com sobrepeso e obesidade, coordenadas pela Profa. Dra. Tânia Cristina Hamu, fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia:
-Projeto “Monitoramento e cuidado com a saúde física e funcional de pessoas obeseas” com fomento da Fapeg, no Edital Chamada Pública n° 04/2017- Programa de Pesquisa para o SUS- PPSUS.
-Projeto “Programa de promoção e atenção a saúde de pessoas obesas” com financiamento do MEC, no Edital MEC/PROEXT /2013.
-Projeto “Influência da composição corporal nos parâmetros biomecânicos e funcionais de adultos” com financiamento da Fapeg, no Edital Chamada Pública nº 003/2015 – PPP. Primeiros Projetos (PPP).

2) Ações e promoção e atenção à saúde, crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, coordenadas pela Profa. Dra. Cibelle Formiga, fisioterapeuta e atualmente coordenadora do Curso de Fisioterapia:
-Projeto “Análise do controle biomecânico e aprendizagem nas habilidades motoras funcionais de crianças saudáveis em idade escolar”, no Edital Chamada Pública N° 05/12 – Fapeg/Universal 2012.
-Projeto “Relação entre antropometria, composição corporal e postura na funcionalidade de caminhar em crianças e adolescentes obesos e eutróficos”, com financiamento do CNPq, no Edital Universal 2014.
-Projeto “Avaliação e promoção do crescimento e desenvolvimento de crianças em creches públicas de Goiânia”, com fomento da Fapeg no Edital Chamada Pública Nº 12/2013 – Programa de Pesquisa para o SUS – PPSUS.
-Projeto “Promoção do desenvolvimento infantil em creches públicas de Goiânia”, com financiamento do MEC, no Edital MEC/PROEXT/2013.
-Projeto “Validação de instrumento de baixo custo para a detecção de transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças” com fomento da Fapeg no Edital Chamada Pública n° 04/2017- Programa de Pesquisa para o SUS- PPSUS.

3) Ações de levantamento de dados sobre o consumo de drogas entre estudantes universitários e genética humana, coordenadas pelo Prof. Dr. Flávio Monteiro Ayres, Biomédico e atualmente Coordenador do Pedagógico do Campus:
-Projeto “Avaliação molecular da proteína EP-CAM em pacientes com carcinoma ductal infiltrante de mama”, com financiamento da Fapeg no Edital Chamada Pública N° 02/07 – Fortalecimento da Ciência.
-Projeto “Investigação da mutação R337H do gene TP53 em pacientes com câncer de mama do Estado de Goiás”, com fomento da Fapeg no Edital Chamada Pública N° 05/12 – Universal.
-Projeto “Levantamento do consumo de drogas entre estudantes da unidade universitária de ciências exatas e tecnológicas Universidade Estadual de Goiás”, com fomento da Fapeg no Edital Chamada Pública N° 06/12 – Fomento à Pesquisa Científica para Enfrentamento das Drogas Ilícitas e do Álcool no Estado de Goiás.
-Projeto “Projeto de promoção da saúde e qualidade de vida do fibroso cístico: atenção à qualidade de vida do paciente, da família e do cuidador”, com financiamento do Convênio MEC/SESU/UEG) – PROEXT 2013.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações do Câmpus Eseffego

Posted in Notícias, Notícias CT&I.