Cultura, ensino profissional, economia circular e tecnologia serão os destaques da Sedi e da Fapeg no primeiro Mutirão Iris Rezende

Print Friendly, PDF & Email

Evento na região Noroeste de Goiânia é oportunidade para a população conhecer a Escola do Futuro, inteligência artificial, plataforma Expresso, reciclagem de resíduos eletrônicos e apresentações de banda, circo e dança

Arte, cultura, ensino profissional, economia circular, ciência e tecnologia serão os destaques da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) durante o primeiro Mutirão Iris Rezende. O evento será realizado pelo Governo de Goiás, nos dias 20 e 21 de novembro, na Avenida Mangalô, Praça da Feira, Setor Morada do Sol (região Noroeste de Goiânia).

A Escola do Futuro do Estado de Goiás, projeto de ensino profissional da Sedi em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai promover dois workshops alinhados com as atuais necessidades de capacitação na região: um de empreendedorismo e outro de marketing digital. Também haverá uma minicompetição com atividades gameficadas associadas ao ensino, com distribuição de brindes.

“É uma oportunidade para a população conhecer mais sobre a Escola do Futuro, seus cursos, tirar dúvidas e até mesmo se inscrever gratuitamente em um curso de seu interesse. Além disso, o cidadão terá uma visão global dos projetos e programas do Governo de Goiás. O mutirão é mais um canal de aproximação entre o governo e a população”, explica o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

O estande também apresentará demonstração de robôs, drones e outras ferramentas de inteligência artificial aplicada na administração pública goiana. Totens da plataforma Expresso também estarão instalados no local, com pessoal preparado para tirar as principais dúvidas de quem utiliza o programa de serviços digitais do Governo de Goiás.

Já o Programa Sukatech, operacionalizado pela Sedi em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, levará o ônibus da reciclagem. O veículo difunde e coleta sucata eletrônica, informando sobre como é o tratamento do resíduo eletrônico e de reuso de computadores.

“Ao visitar o ônibus, a população poderá entender como é feito todo o processo de reciclagem do lixo eletrônico, desde o descarte, passando pela catalogação, separação, triagem, desmanche, reciclagem e produção de novos produtos”, afirma o secretário Marcio Cesar Pereira.

Basileu França

Alunos da Escola do Futuro em Artes Basileu França se apresentarão no sábado (20), ao longo do dia. A Banda Sinfônica Jovem fará apresentação em palco montado, enquanto os jovens estudantes mostrarão suas habilidades em Arte em Circo e Street Dance no meio do público.

Centros de Excelência

A população terá a oportunidade de conhecer os resultados dos Centros de Excelência fomentados pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Na corrida pelo domínio de tecnologias de ponta nas áreas de inteligência artificial, internet das coisas, big data, cyber phisical systems, a Fapeg realizou ações articuladas com a Universidade Federal de Goiás e com o Instituto Federal Goiano. Investimento de aproximadamente R$ 27 milhões na parceria para criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).

Os dois centros de excelência promovem a competitividade em escala global no empreendedorismo e agricultura 4.0. E impulsionam parcerias para pesquisas e avanços científicos para soluções inovadoras de mercado e que vão trazer um forte impacto econômico e social para Goiás.

“O Ceia e o Ceagre têm tido resultados interessantes não apenas para o Governo em várias ações, mas também para as empresas goianas a partir das parcerias firmadas com os centros de excelência”, comenta o presidente da Fapeg, Robson Vieira.

Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás

Datas:

20/11 (8 às 16 horas)

21/11 (8 às 12 horas)

Local: Avenida Mangalô, Praça da Feira, Setor Morada do Sol

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Inovação

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.