Conselho Superior se reúne na sede da Fapeg

Reunião Consup Fotos Fapeg

Foto: Ascom Fapeg

Nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, membros do Conselho Superior (Consup) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás reuniram-se na sede da Fapeg, no Setor Sul, em Goiânia. A reunião, conduzida pelo presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira, teve como pauta a prestação de contas de 2018 e o orçamento para 2019, apresentadas pelos servidores da Fundação, Marcelo Teixeira, Vanderlei Veget, Luciana Fernandes e Lorena Raquel Peixoto.

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, apresentou-se aos membros e contou um pouco sobre sua trajetória. Ele ressaltou a abertura da Fundação ao diálogo com a academia e a indústria, e todos juntos com o objetivo de encontrar os melhores projetos para a sociedade e a comunidade científica. Ele sinalizou ao Conselho que também vai se reunir com a Secretaria de Economia nos próximos dias para tratar do pagamento das bolsas da Fundação.

Robson Vieira também agradeceu aos cinco conselheiros cujos mandatos se encerraram nesta terça: Edward Madureira Brasil (UFG), Flávio Breseghello (Embrapa), Haroldo Reimer (UEG), Itami Campos (UniEvangélica) e Milca Severino (PUC Goiás).

 

Foto: Ascom Fapeg.

Depoimentos
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Milca Severino, agradeceu por todo o aprendizado adquirido durante o tempo em que esteve no Consup e ressaltou a importância da Fapeg para a academia. “Em nome da PUC Goiás, quero dar as boas-vindas ao novo presidente, desejar sucesso aos membros do Consup e dizer que estamos à disposição para a troca de ideias”, afirmou.

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, ressaltou que a Fapeg faz a diferença na economia do estado de Goiás. “Todos nós fazemos parte de um projeto maior que é de ajudar no desenvolvimento do estado de Goiás”.

O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, também destacou o fomento que a Fapeg tem dado à pesquisa nos últimos anos. Ele pediu atenção ao estímulo à pesquisa aplicada.

Representando a UniEvangélica, o professor Itami Campos disse que há muito tempo esperava-se ter uma Fundação com a grandeza alcançada pela Fapeg. Maria Clorinda Soares, diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, destacou que é preciso ter um olhar atento à transferência de tecnologia, e não apenas às patentes. “Temos um estoque de conhecimento enorme em nossas instituições”.

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Ferreira, destacou que a Fapeg já está bem inserida na academia e que agora será necessário um contato maior com a indústria. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Fabiano Guimarães Silva, já não é possível falar sobre pós-graduação e o salto qualitativo que houve em Goiás sem mencionar a Fapeg. Ele sugeriu ao presidente que olhe também para as demandas do interior do estado.

Estiveram presentes nesta reunião do Consup: Edson Novaes, Edward Madureira Brasil, Fabiano Guimarães, Francisco Itami Campos, Haroldo Reimer, Ivano Alessandro Devilla, Jeferson de Castro Vieira, Laerte Guimarães Ferreira Júnior, Maria Clorinda Soares Fioravanti, Milca Severino Pereira, Takeshi Kamada e Thais Aparecida Santos.

Consup
O Consup foi criado pela Lei n. 15.472, de 12 de dezembro de 2005, como órgão máximo de deliberação da instituição, com a missão de cumprir as finalidades da Fapeg por meio de suas competências determinadas pela mesma Lei de criação e alterações promovidas pela Lei nº 16.272, de 30 de maio de 2008.

Com quatro reuniões regulares realizadas durante o ano, o Consup é formado por 15 membros indicados entre representantes de instituições de pesquisa e de ensino superior, setor empresarial e do governo do Estado, além do presidente da Fundação, Robson Domingos Vieira, que conduz os trabalhos do Conselho.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.