Celina Turchi é eleita membro da Academia Brasileira de Ciências

A médica Celina Turchi, graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tomou posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) no último dia 8 de maio. Celina é uma das pioneiras nos estudos das deformações causadas em recém-nascidos pelo Zyka Virus.

A cientista goiana possui mestrado em epidemiologia pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, e doutorado em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP). Durante sua carreira, Celina recebeu diversos prêmios como a Honra ao Mérito (1994), concedida pela Academia Goiana de Medicina; Destaque na área de Saúde (2003), concedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera (2007), concedida pelo Governo do Estado de Goiás.

Em 2016, Celina Turchi foi eleita entre as dez personalidades mais influentes na ciência pela Revista Nature e, em 2017, recebeu a Medalha do Mérito Heroínas do Tejucupapo, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A médica também está entre as 100 pessoas mais influentes em 2017, de acordo com a Revista TIME.

Ainda em 2016, a médica foi homenageada durante conferência realizada no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP). Como reconhecimento à sua importante trajetória de ensino e pesquisa na área de infectologia e epidemiologia, a instituição deu início ao processo de concessão do título de professora emérita da Universidade.

Fonte: UFG

Posted in Notícias, Notícias CT&I.