Bolsista do CNPq publica artigo em jornal do grupo Nature

Print Friendly, PDF & Email

O Jornal Scientific Reports, vinculado ao grupo Nature (um dos mais importantes canais de divulgação científica do mundo) publicou, recentemente, o artigo intitulado “Structural heterogeneity of the μ-opioid receptor¿s conformational ensemble in the apo state” de autoria do professor Diniz Maciel Sena Junior, do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Ceará. O artigo faz parte do seu estágio de pós-doutoramento, feito com apoio financeiro do Programa Ciência sem Fronteiras do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) junto ao grupo do professor Paolo Carloni, no Forschungszentrum Jülich, Alemanha.

A publicação trata de estudos com receptores acoplados à proteína-G (GPCRs) que são o alvo de quase 40% de todos os medicamentos comercializados mundialmente. Dentre estes receptores destaca-se o receptor μ-opioid, principal alvo da morfina no processo de analgesia, com estruturas inativa e ativa disponíveis no banco de dados de proteínas RCSB PDB. Utilizando um modelo computacional baseado unicamente na forma inativa do receptor, incluindo uma mutação que o torna constitutivamente ativo, foram realizados estudos de dinâmica molecular com o objetivo de verificar as características estruturais envolvidas na ativação.

Estudos anteriores de dinâmica molecular, mesmo utilizando longos tempos de simulação, não foram capazes de observar mudanças associadas à ativação do receptor. Durante seu trabalho, o professor Diniz Sena utilizou uma técnica de amostragem aprimorada, que permitiu observar a forma ativa do receptor, em ótima concordância com a estrutura disponível no banco de dados, possibilitando um melhor entendimento do mecanismo de ativação e identificando um estado intermediário, ainda não observado experimentalmente.

As atividades da pesquisa continuam no Brasil. Um projeto foi submetido ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e teve recursos de tempo computacional aprovados para utilização do supercomputador Santos Dumont, sendo o único projeto aprovado proveniente do estado do Ceará. Também continua ativo um projeto na mesma área no Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo (CENAPAD/SP).

Scientific Reports é um jornal online de acesso aberto com destacada visibilidade e qualidade cientifica (Fator de Impacto – ISI atual 5,228 e QUALIS CAPES A1 nas áreas Ciências Biológicas II, Biotecnologia e Química) ancorado pelo prestigiado grupo Nature e que publica pesquisas científicas em todas as áreas das ciências naturais e clínicas.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq com informações da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)

Posted in Notícias, Notícias CT&I.