Abertas inscrições para fórum científico 2022 da Aliança de Pesquisa do Atlântico

Print Friendly, PDF & Email

Estão abertas, até o dia 10 de maio, as inscrições para Fórum All-Atlantic Ocean Research Alliance 2022 – Evento Científico no Brasil. O fórum é resultado da cooperação em diplomacia científica e será realizado entre os dias 31 de maio e 02 de junho em formato híbrido. Nos dois primeiros dias, o encontro será online. No dia 02 de junho, será em formato híbrido em Brasília (DF). O idioma oficial do evento é inglês. As inscrições para os workshops programados em sete áreas são gratuitas e devem ser feitas por meio do formulário neste link.

Realização

O evento é organizado pelo governo dos Estados Unidos, por meio da agência NOAA, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em colaboração com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). O fórum é parte do projeto All-Atlantic Ocean Research Alliance (AANCHOR) implementado em parceria também com a Comissão Europeia e África do Sul.

O evento científico é preparatório para a reunião de alto nível que será realizada em julho, em Washington, nos Estados Unidos. O esforço conjunto visa subsidiar a visão da Declaração da Aliança de Pesquisa e Inovação de todo o Atlântico (All-Atlantic Alliance) baseada nas contribuições de diferentes atores da comunidade de pesquisadores e da sociedade civil para ações futuras dos formuladores de políticas. As discussões aprofundadas em torno do compartilhamento de visões e prioridades, tem por objetivo propiciar o diálogo estruturado entre as diferentes iniciativas em andamento que envolvem o tema, construindo interfaces, buscando perspectivas sustentáveis e envolvendo financiadores e decisores.

Workshops

Ao se inscrever, o participante deve escolher os workshops que pretende acompanhar. Os workshops envolvem temas prioritários: oceano e clima; ecossistemas; poluição; aquicultura e pesca; observação; economia oceânica inclusiva e sustentável; e cultura oceânica e questões transversais: dados; infraestrutura; engajamento e desenvolvimento de capacidades.

Cada uma das salas contará com pelo menos dois especialistas renomados para a abertura dos trabalhos. As sessões permitirão discussões a partir de perspectivas concretas para projetos e iniciativas de médio e longo prazos para a renovação da Aliança em uma nova Declaração para pesquisa e inovação sobre o Atlântico (All-Atlantic Ocean Research & Innovation Alliance). Também serão abordados tópicos que indicam as áreas prioritárias de cooperação em pesquisa para 2030 e futuro, além de parcerias.

– Confira a programação completa neste link.

– Site do evento: allatlantic2022.com

 

Fonte: MCTI

Posted in Notícias, Notícias CT&I.