ABC promove lançamento de livro de Ianas sobre segurança alimentar nas Américas

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Embrapa, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas) promoveram, na tarde do dia 4 de maio, na sede da Embrapa em Brasília, seminário para a apresentação do livro “Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences”. A presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participou das atividades do Seminário.

A obra foi elaborada por Ianas, em colaboração com as Academias de Ciências das Américas do Norte, Central e do Sul, mobilizando mais de 230 pesquisadores. O livro apresenta uma síntese do estado da arte do conhecimento sobre agricultura, pecuária e florestas no continente. Também são sugeridas linhas de pesquisa que podem contribuir para equacionar desafios rumo à sustentabilidade ambiental e social.

Cada uma das Academias de Ciências participantes indicaram coordenadores para elaborarem capítulos sobre seus países. Do lado brasileiro, a ABC indicou os Acadêmicos Evaldo Vilela (UFV/Fapemig) e Elibio Rech (Embrapa) para desempenharem essa função. Eles contaram com o apoio do Diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, dos pesquisadores Geraldo Martha (Embrapa-Labex EUA) e Marília Nutti (Embrapa Agroindústria de Alimentos), que atuaram na definição dos conteúdos e identificação de demais autores para o capítulo sobre o Brasil.

O projeto foi desenvolvido e financiado pelo Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha, pela Academia de Ciências da Alemanha-Leopoldina e pela Rede Global de Academias de Ciências (IAP). O objetivo é oferecer avaliações valiosas sobre o tema, que possam munir gestores públicos na condução de políticas em nível nacional e regional.

Após a publicação da obra, a IAP irá produzir um relatório global sobre a Segurança Alimentar e Nutricional. A iniciativa visa dar ao mundo uma visão acurada e holística sobre a Segurança Alimentar e Nutricional, baseada na ciência, objetivando a proteção da humanidade.

“Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences” está disponível, gratuitamente, nas versões eletrônicas, em inglês e espanhol.

Fonte: ABC 

Posted in Notícias, Notícias FAPEG.